Direito e Literatura: Evolução do conceito de família na legislação brasileira e a diversidade familiar retratada em Capitães Da Areia, de Jorge Amado, como aspecto dos direitos da personalidade

Autores

  • Henrique Diniz Meira Unicesumar - PPGCJ
  • Alexander Rodrigues de Castro Unicesumar - PPGCJ

DOI:

https://doi.org/10.24067/rjfa7;20.3:1707

Palavras-chave:

Família, Dignidade Humana, Direitos da personalidade, Literatura

Resumo

O presente estudo visa estabelecer, de maneira breve, a relação entre o Direito e a Literatura, tendo como objeto de análise a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Tenciona-se delinear o estudo quanto ao conceito de Família, este que, para o direito, tem se mostrado estático e conservador a mais de um século, visto que as concepções sobre esse instituto ainda possuem vestígios das ideias elaboradas por Clóvis Beviláqua, no Código Civil de 1916, pensando na família patriarcal, instituída pelo casamento, como a única maneira possível desta existir, implicando violação ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo esse cláusula geral de direitos da personalidade. Por outro lado, vê-se a literatura de Amado revelando a família tal como ela é: adaptável, liberta e afetuosa, o que é possível verificar desde a década de 30, mesmo antes, mas tão presente na obra em análise.

Biografia do Autor

Henrique Diniz Meira, Unicesumar - PPGCJ

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Pós-graduando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Legale (FALEGALE). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Advogado, inscrito na OAB/PR sob nº 107.234. Possui experiência em direito do trabalho e processo do trabalho, e em direito administrativo, com ênfase em administração pública e processos administrativos.

Alexander Rodrigues de Castro , Unicesumar - PPGCJ

Doutor em Teoria e História do Direito pela Università degli Studi di Firenze (Florença, Itália). Pós-­doutorado pela Westfälische Wilhelms Universität Münster (Alemanha) e pela Freie Universität Berlin (Alemanha) Possui mestrado em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi pesquisador visitante no Centro di Studi per la Storia del Pensiero Giuridico Moderno da Università degli Studi di Firenze, no Institut für Rechtsgeschichte e no Exzellenzcluster Religion und Politik in den Kulturen der Vormoderne und der Moderne, ambos da Westfälische Wilhelms ­Universität Münster (Alemanha), bem como no Lateinamerika ­Institut da Freie Universität Berlin (Alemanha). Também foi resident fellow do Polish Institute of Advanced Studies da Academia de Ciências da Polônia. Trabalhou como pesquisador (wissenschaftlicher Mitarbeiter) no Institut für Rechtsgeschichte da Westfälische Wilhelms­ Universität Münster. Foi professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito (mestrado e doutorado) da UniCesumar. Realiza pesquisas na área de História do Direito, com ênfase sobretudo em História do Direito Penal.

Referências

AMADO, Jorge. Capitães da Areia. 17. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BARAN, Katna. Onde o direito e a literatura se encontram. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-direito/onde-o-direito-e-a-literatura-se-encontram-b2yn714yocf2hz62cladr6p1q. Acesso em: 20 de ago. de 2016.

Brasil, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal; 1988.

______. Emenda constitucional nº 65, de 13 de julho de 2010. Lex: legislação federal e marginália, Brasília, em 13 de julho de 2010.

______. Lei n. 3.071, 1º de janeiro de 1916. Código Civil. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 05 jan. 1916.

______. Lei n. 10.406, 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 11 jan. 2002.

______. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 ago. 2006. p. 01.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

______. Literatura E Sociedade. 9. Ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. 2006.

______. “O direito à Literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1988.

DIAS, Maria Berenice. Manual De Direito Das Famílias De Acordo Com O Novo CPC. 11. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

FACHIN, Luiz Edson. Da Paternidade: Relação Biológica E Afetiva, Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

FÁVERI, Marlene de; TANAKA, Teresa Adami. Divorciados, na forma da lei: discursos jurídicos nas ações judiciais de divórcio em Florianópolis (1977 a 1985). Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 2010. Artigos. Disponível em: <https://scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2010000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 de jun. de 2020.

FERNANDES, Alexandre Cortez. Direito Civil: Direito de Família. 1. Ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2015.

FONSECA, THALUANE. Princípios constitucionais e direitos fundamentais correlacionados ao direito de família. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010. 172 f.

FRANÇA, Kelli Cristina Lira de. Direitos da Personalidade: uma análise acerca da concretização da tutela constitucional. Dissertação (Mestrado em Constituição e Garantia de Direitos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. 157 f.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e literatura: anatomia de um desencanto. Curitiba: Juruá, 2002, p. 158.

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. O Brasil best seller de Jorge Amado. São Paulo: SENAC, 2003.

MARIANO, Ana Beatriz Paraná. As Mudanças No Modelo Familiar Tradicional E O Afeto Como Pilar De Sustentação Destas Novas Entidades Familiares. Joinville: Portal de e-governo, inclusão digital e sociedade do conhecimento. UFSC. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/as_mudancas_no_modelo_familiar_tradicional_e_o_afeto.pdf>. Acesso em 03 de jun. de 2020.

MELLO, Cleyson de Moraes. Direito Civil: Famílias. De Acordo Com O Estatuto Da Pessoa Com Deficiência (Lei 13.146/15). Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2017.

MESSAGGI, Ricardo Reis; PARODI, Ana Cecilia; PROPP, Carlyle. O Direito de Família a Partir da Literatura Brasileira, nos Contos de Nelson Rodrigues. Revista de Ciências Jurídicas, Curitiba 02 de jul. de 2015. Artigos. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/juridicas/article/view/834>. Acesso em: 03 de jun. de 2020.

MORAES, Maria Celina Bodin de. Ampliando os direitos da personalidade. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 5, 2007.

OLIVO, Luis Carlos Cancellier de. O Estudo Do Direito Através Da Literatura. Tubarão: Studium, 2005.

PERROT, Michelle. O nó e o ninho. in HARAZIM, D. (org.) Veja 25 anos - Reflexões para o futuro. São Paulo: Ed. Abril, 1993. pp. 74-81.

PIMENTEL, Silva. Evolução dos direitos da mulher. Norma-fato-valor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1978.

SCHWARTZ, G. A constituição, a literatura e o direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

TEPEDINO, G. Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

_____. A Tutela da Personalidade no ordenamento civil-constitucional, in: Temas de direito civil, 3ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

VILLELA, João Baptista. As novas relações de família. Anais da XV Conferência Nacional da OAB. Foz do Iguaçu, set. 1994, p. 645

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Meira, H. D., & Castro , A. R. de. (2023). Direito e Literatura: Evolução do conceito de família na legislação brasileira e a diversidade familiar retratada em Capitães Da Areia, de Jorge Amado, como aspecto dos direitos da personalidade. Revista Jurídica Da FA7, 20(3), 15–33. https://doi.org/10.24067/rjfa7;20.3:1707