Gestão de compras com foco no controle de estoque dos itens alimentícios da empresa Vella Mar Eventos

  • Juliana Araujo Bôto Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Jean Mari Felizardo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Alimento, Compras, Controle, Estoque, Gestão

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar a gestão de compras com foco no controle de estoque dos itens alimentícios da empresa Vella Mar Eventos. As empresas que possuem uma ótima gestão de compras consequentemente possuem ótimos controles de estoque. Desta forma a área de compras deve manter total cautela com seus níveis de estoque, visto que é onde se concentram a maior parte dos recursos de uma organização. O método quanto ao objetivo é uma pesquisa exploratório-descritiva, por meio de uma investigação bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa utilizando a observação sistemática. A pesquisa resultou na identificação de problemas, como, ausência de um sistema de informação, falta de rigor nos processos de compras e estoque, inexistência de um controle de qualidade, falta de documentos que organizem ambos os setores, desconhecimento de custos de estocagem e carência de inventários periódicos, logo, foram realizadas sugestões de melhoria dos processos de compras e controle de estoque por meio de um sistema de informação, rigidez no seguimento dos processos e sugerido modelos de atividades e documentos que organizem e controlem o setor de compras e estoque. Desta forma, a administração dos estoques é o pilar de sustentação da gestão de compras, sem ela é impossível que a empresa tenha um longo ciclo de vida. É por meio dela que a organização pode maximizar seus lucros e reduzir seus custos.

Biografia do Autor

Juliana Araujo Bôto, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Jean Mari Felizardo, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor titular do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Positivo (UP). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela UP. Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7. Coordenador do MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7.

Referências

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BAILY, P. et al. Compras: princípios e administração. São Paulo: Atlas, 2000.
BALLOU, R. H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2012.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRAGA, A.; HIJJAR, M. F. Panorama da gestão de compras e suprimentos nas empresas industriais brasileiras. Revista Tecnologística. Rio de Janeiro. a. XIV, n. 153, p. 78-80, ago. 2016. Disponível em: http://www.tecnologistica.com.br/portal/revista/edicao-anterior/153/. Acesso em: 14 mar. 2018.
CAXITO, F. et al. Logística: um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2011.
CERVO, A. L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FELIZARDO, J. M. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos: revista e atualizada. 8. ed. Fortaleza: UNI7, 2016. Disponível em: http://www.uni7setembro.edu.br/graduacao/administracao/manualde-normas/. Acesso em: 14 mar. 2018.
FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
GARCIA, E. et al. Gestão de estoques: otimizando a logística e a cadeia de suprimentos. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_____. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LOBO, A.; LIMA, M. Custos logísticos no Brasil. Revista Tecnologística. Rio de Janeiro. a. XXII, n. 245, v. 22, p. 78-80, jul./set. 2016.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, P. G.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
POZO, H. Adminstração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
WANKE, P. F. Gestão de estoques na cadeia de suprimentos: decisões e modelos quantitativos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
WOSNIAKI, A.; AMÁBILE, M. Ficha técnica de preparação. Curitiba: CRN – Conselho Regional de Nutrição, 2017. Disponível em: https://www.crn8.org.br/conteudo/entre-a-casa-e-sua-elaboracao-de-ficha-tecnica-de-preparacao/610. Acesso em: 04 nov. 2018.
Publicado
15-12-2018