Marketing de relacionamento para fidelização e retenção de clientes: um estudo de caso na Cerâmica Assunção

  • Larissy Pereira Vieira de Carvalho Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Maria Letícia Tavares Assunção Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Roseilda Nunes Moreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Fidelização de clientes, Marketing de relacionamento, Retenção de clientes

Resumo

Diante das rápidas e significativas mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, o marketing de relacionamento apresenta-se como uma alternativa para as empresas manterem-se no mercado. Neste sentido, este estudo buscou analisar as ações de marketing de relacionamento que a Cerâmica Assunção utiliza para fidelização e retenção de clientes. Para a sustentação teórica e desenvolvimento deste estudo, apresentou-se os conceitos e benefícios do marketing de relacionamento, fundamentos sobre a fidelização e retenção de clientes, bem como as ferramentas que possibilitam o relacionamento com o cliente. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com o uso do método de estudo de caso para coleta de dados, e como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevista. Os resultados apontaram que a empresa utiliza o marketing de relacionamento de maneira intuitiva, ainda assim, consegue obter como benefício das suas ações de relacionamento a fidelização de clientes, sendo flexível as necessidades dos clientes.

Biografia do Autor

Larissy Pereira Vieira de Carvalho, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Maria Letícia Tavares Assunção, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Roseilda Nunes Moreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professora adjunta do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de cursos de pós-graduação da UNI7.

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Publicado
17-06-2018