Marketing de relacionamento para fidelização e retenção de clientes: um estudo de caso na Cerâmica Assunção
Palavras-chave:
Fidelização de clientes, Marketing de relacionamento, Retenção de clientesResumo
Diante das rápidas e significativas mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, o marketing de relacionamento apresenta-se como uma alternativa para as empresas manterem-se no mercado. Neste sentido, este estudo buscou analisar as ações de marketing de relacionamento que a Cerâmica Assunção utiliza para fidelização e retenção de clientes. Para a sustentação teórica e desenvolvimento deste estudo, apresentou-se os conceitos e benefícios do marketing de relacionamento, fundamentos sobre a fidelização e retenção de clientes, bem como as ferramentas que possibilitam o relacionamento com o cliente. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com o uso do método de estudo de caso para coleta de dados, e como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevista. Os resultados apontaram que a empresa utiliza o marketing de relacionamento de maneira intuitiva, ainda assim, consegue obter como benefício das suas ações de relacionamento a fidelização de clientes, sendo flexível as necessidades dos clientes.
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