Logística de armazenagem na Donizete Distribuidora

  • Iago Gomes Freire Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Jean Mari Felizardo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Armazenagem, Distribuidora, Logística, Processos

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar o processo de logística de armazenagem da Donizete Distribuidora. A logística de armazenamento cumpre o papel de armazenar, temporariamente, o estoque e tem em sua essência a missão de otimizar o serviço de distribuição de produtos para os clientes exercendo planejamento e eficiência na movimentação e no fluxo de materiais. O seguimento de distribuição atacadista tornou-se estratégico para as indústrias pois representa o elo de ligação na cadeia de distribuição entre fabricantes e varejistas. O método utilizado para alcançar o objetivo desse estudo de caso é uma pesquisa exploratória-descritiva de natureza qualitativa, por meio de instrumento de investigação de coleta de dados como a entrevista estruturada e a observação assistemática e não participante que utilizou como análise dos dados a categorização. A pesquisa resultou na necessidade de gestão do tempo do ciclo do pedido, sugestão para otimização da unitização de cargas, proposta de implementação de metodologia, que utilize cálculos matemáticos para encontrar o melhor local para armazenagem, melhoria no processo de separação de pedidos, por intermédio da roteirização de picking, controle de custos de armazenagem e inserção de novos indicadores de desempenho. Com a aplicação das sugestões de melhorias que proporcionam diferencial competitivo, a empresa, sócios, funcionários, fornecedores e clientes serão beneficiados.

Biografia do Autor

Iago Gomes Freire, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Jean Mari Felizardo, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor titular do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Positivo (UP). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela UP. Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7. Coordenador do MBA em Gestão da Engenharia de Produção da UNI7.

Referências

ALVES NETO, J. Como endereçar seu armazém. Tecnologística. Set. 2013. Disponível em: http://www.tecnologistica.com.br/portal/artigos/64016/como-enderecar-seu-armazem. Acesso em: 22 fev. 2018.
BARROS, L. Procedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios lean. 175 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3700/4396 .pdf? sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 out. 2017.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Bookman, 2006.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2008.
FELIZARDO, J. M. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos. 8. ed. Revista e atualizada. Fortaleza: UNI7, 2016. Disponível em: http://www.uni7setembro.edu.br/graduacao/administracao/manual-de-normas/. Acesso em: 02 fev. 2018.
FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. A. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Thompson Learning, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
POCINHO, G. Análise e melhoria do processo de order-picking num sistema produtivo: caso de estudo. 125 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, 2013. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/11038/1/Pocinho_2013.pdf. Acesso em: 22 out. 2017.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
TOLEDO, D. Ranking ABAD Nielsen 2017. Disponível em: http://www.abad.com.br/asseIts/ranking-abad_nielsen_2017_completo.pdf. Acesso em: 01 set. 2017.
TONDATO, R. Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes. 214 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129462. Acesso em: 23 out. 2017.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
17-06-2018