Modelo de gestão estratégica: um estudo do Banco de Alimentos Nutricional do Ceará (BANCE) e da Centrais de Abastecimento do Ceará (CEASA/CE)

Autores

  • Emanuela de Lima Moita Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Michelle Gonçalves Lima Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Luciana Freire de Lima Marinho
  • Marcos Aurélio Maia Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Palavras-chave:

Gestão do design, Gestão estratégica, Visão baseada no recurso, Visão baseada na indústria, Visão baseada na instituição

Resumo

Objetiva investigar a gestão do design estratégico enquanto integradora das ações estratégicas dos mercados de hortifrutigranjeiros de entrepostos públicos (CEASA/CE) e os bancos de alimentos. O referencial teórico abordou a relação entre gestão do design e da estratégia, trazendo incialmente o conceito de design, na sequência versou sobre a gestão do design na formação de estratégia genérica, por fim tratou da visão baseada na indústria, no recurso e na instituição como elementos de básicos no processo de formulação de estratégia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O questionário foi construído com base no referencial téorico, e aplicado com o responsável pelo BANCE. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e de construção de mapas conceituais com o auxílio do Atlas/Ti. Diante dos achados da pesquisa pode-se evidenciar que a gestão do design estratégico traz a integração, não somente, das ações estratégicas da CEASA/CE e do BANCE, mas inclui o Agropolo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, possiblitando o trânsito em meio às funções das cadeias de valores dessas organizações para geração de vantagem competitiva através da liderança de custo com responsabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Emanuela de Lima Moita, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Michelle Gonçalves Lima, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Luciana Freire de Lima Marinho

Professora do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Administração pela UECE. Coordenadora do curso de Especialização em Estratégia e Empreendedorismo da UECE. Professora substituta da UECE. Professora de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

Marcos Aurélio Maia Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

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Publicado

2018-06-17