Características do comportamento empreendedor dos professores de empreendedorismo de ensino fundamental de uma solução educacional

  • Maria de Fátima Sales Ribeiro Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Roseilda Nunes Moreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Comportamento empreendedor, Empreendedorismo, McClelland

Resumo

O desenvolvimento deste estudo se deu a partir da vontade de analisar as características do comportamento empreendedor nos professores que ensinam empreendedorismo numa solução educacional para as crianças de ensino fundamental, através do instrumento desenvolvido por David McClelland (1972) que verifica esses comportamentos empreendedores. O embasamento da pesquisa está no referencial teórico que reúne conceitos de empreendedorismo, o ensino do empreendedorismo e as características do comportamento empreendedor sob a luz da teoria de McClelland (1972). Utilizando-se do método quantitativo, o instrumento de coleta de dados foi através do questionário estruturado de McClelland (1972), teste esse também utilizado no programa de educação executiva EMPRETEC, oferecido pelo Sebrae, autorizado pela Organização das Nações Unidas. Os dados foram coletados em maio de 2017. A população foi composta por professores de empreendedorismo de ensino fundamental que participaram da solução educacional em questão ano de 2016. A maioria dos docentes alcançou pontuação acima de 15 em nove de dez características empreendedoras que McClelland (1972) propôs. O maior índice foi no comportamento planejamento e monitoramento sistemático e no comprometimento e o menor foi em persuasão e rede de contatos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Sales Ribeiro, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Roseilda Nunes Moreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professora adjunta do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado
25-11-2017