Satisfação no trabalho dos profissionais de recursos humanos em uma instituição de ensino superior localizada em Fortaleza

  • Larissa Lucena Martins Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Marcos Aurélio Maia Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Escala de medida de satisfação, Fatores organizacionais, Motivação, Satisfação no trabalho

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção da satisfação no trabalho dos funcionários do departamento de recursos humanos em uma instituição de ensino superior localizada em Fortaleza – CE. A satisfação no trabalho é resultante do bem-estar dos funcionários, trata-se de um processo complexo, porém, importante para as instituições, devido a possível influência na eficácia organizacional. Visando alcançar o objetivo da pesquisa, realizou-se abordagem teórica sobre as principais teorias motivacionais, e fatores de impacto no estudo de satisfação. Para desenvolvimento do trabalho utilizou-se método quantitativo de caratér descritivo e pesquisa de campo, através da aplicação de questionário. Para análise dos resultados, levou-se em consideração os conceitos apresentados na revisão de literatura, sendo possível constatar o índice de satisfação dos funcionários de acordo com cada conceito, e por fim, as considerações finais, explanando sobre a indiferença da satisfação no trabalho constatada como resultado final da pesquisa.

Biografia do Autor

Larissa Lucena Martins, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Marcos Aurélio Maia Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Referências

BANOV, Márcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
COHEN, Allan R.; FINK, Stephen L. Comportamento organizacional: conceitos e estudos de casos. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Como delinear uma pesquisa experimental? In: ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 71-80.
_____. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 33. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MATIAS-PEREIRA; José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Satisfação no trabalho. In: ______. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 265-274.
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; ORENGO, Virginia; PEIRÓ, José M. Bem-estar no trabalho. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentos de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014. p.39-51.