O DANO EXISTENCIAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO

  • Dennis Verbicaro Universidade Federal do Pará-, Centro Universitário do Pará-CESUPA
  • Raíza Cruz Universidade Federal do Pará-UFPA
Palavras-chave: Dano existencial, Sociedade de Consumo, Indústria cultural, Direito do Consumidor

Resumo

O presente artigo, pelo método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como objetivo analisar o fenômeno do dano existencial nas relações de consumo. Na sociedade atual, há forte assédio da Indústria Cultural para que o consumidor se submeta a um padrão de consumo voltado para a autossatisfação pessoal, ou mesmo aceitação no meio social. O apelo midiático em torno da aquisição de bens e serviços atinge sobremaneira a psique dos consumidores, em especial os grupos mais vulneráveis, gerando uma liberdade artificial de escolha e uma felicidade artificial, na medida em que sua insatisfação pessoal com a vida, ou mesmo suas carências emocionais e sociais poderiam ser aplacadas pela satisfação e prazer de comprar. A pesquisa, também, enfrenta a novel discussão acerca da vulnerabilidade comportamental do consumidor diante do assédio de consumo no contexto da hipermodernidade.

Biografia do Autor

Dennis Verbicaro, Universidade Federal do Pará-, Centro Universitário do Pará-CESUPA

Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará-UFPA, Professor da Graduação e Especialização do Centro Universitário do Pará, Professor Visitante da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Consumidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. É Procurador do Estado do Pará e Advogado.

Raíza Cruz, Universidade Federal do Pará-UFPA

Bacharela em Educação Física, Aluna da graduaçãoe em Direito da UFPA e integrante do Grupo de Pesquisa "Consumo e cidadania" (CNPQ/UFPA).

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Publicado
09-06-2018
Como Citar
Verbicaro, D., & Cruz, R. (2018). O DANO EXISTENCIAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO. Revista Jurídica Da FA7, 15(1), 47-62. https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:504