Dolo Eventual X Culpa Consciente nos Resultados Lesivos Advindo dos Crimes de Trânsito (Racha)

  • Camila Austregésilo Diniz FA7
  • Raquel Moura da Cruz Soares FA7
Palavras-chave: Direito Penal, Dolo eventual, Culpa consciente, Crimes de Trânsito, Racha

Resumo

O Brasil é um dos países que apresenta os piores índices de violência no trânsito, justificando, assim, a criação de novos crimes e punição mais severa para aqueles já existentes no Código Penal pelo Código de Trânsito Brasileiro, fazendo uma ressalva aos exageros do mesmo. Almejando uma maior punição aos crimes de trânsito, o art.303 estabelece uma pena para a lesão corporal culposa cometida na condução de veículo automotor maior do que a estabelecida pelo Código Penal para a lesão corporal dolosa (ainda que no tipo simples). Antes da vigência do Novo Código de Trânsito, o ‘racha’ era enquadrado como contravenção penal, sendo punido atualmente, tanto como infração administrativa gravíssima, com a suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor, quanto infração penal, com a pena de detenção de seis meses a dois anos, regulada pelo CTB.

Biografia do Autor

Camila Austregésilo Diniz, FA7

Estudante de Direito da Faculdade 7 de Setembro

Raquel Moura da Cruz Soares, FA7

Estudante de Direito da Faculdade 7 de Setembro

Referências

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte geral. V.I, 6ª Edição. São Paulo. Saraiva, 2003.

PINHEIRO, Geraldo de Farias. Código de Trânsito Brasileiro Sistematizado. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte geral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ímpetus, 2000.

HOLANDA, Cornélio José. O Dolo Eventual no Homicídio e na Lesão Corporal no Trânsito. Fortaleza, Edições Técnicas, 2003.

JESUS, Damásio E. de. Crimes de Trânsito: anotações à parte criminal do Código de Trânsito. 4ª ed. São Paulo, Saraiva, 2000.

JESUS, Damásio E. de. Direito Penal. São Paulo, Saraiva, 1999.

MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de Direito Penal. 19ª ed. São Paulo. Atlas, 2003.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro: parte geral. 2ª ed. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 200.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl, e PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. 5ª ed. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2004.
Publicado
30-04-2005
Como Citar
Diniz, C. A., & Soares, R. M. da C. (2005). Dolo Eventual X Culpa Consciente nos Resultados Lesivos Advindo dos Crimes de Trânsito (Racha). Revista Jurídica Da FA7, 2(1), 23-40. https://doi.org/10.24067/rjfa7;2.1:175