BREVE AVERIGUAÇÃO HISTÓRICA E ELEMENTAR DA RECONVENÇÃO NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

  • Luiz Fernando Vescovi UNOESC
Palavras-chave: Reconvenção, Processo do trabalho, Histórico

Resumo

O presente trabalho tem por pretensão trazer os elementos históricos primeiros que evidenciaram a fixação do instituto reconvencional no Brasil, perpassando pelas características pioneiras de direitos alienígenas que já anteviam o mesmo em seus ordenamentos jurídicos, de maneira bastante próspera, o que evidenciou, também, manifesto interesse na alocação deste na estrutura legal brasileira. Ademais, tem por pretensão, ainda, a análise da reconvenção sob um prisma capital no tocante ao conhecimento inicial de sua base conceitual doutrinária e finalidades essenciais – segundo suas acepções jurídicas –, tanto para a alçada processual civil (donde se origina) quanto para a órbita processual trabalhista, na qual se defende, há tempos, sua inserção de forma incisiva.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Vescovi, UNOESC

Mestre em Direito Internacional pela Universidad San Carlos (USC). Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). MBA em Comércio Internacional pela Faculdade de Tecnologia Internacional (FATEC). Professor dos cursos de Direito e de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira (UNOESC). Advogado trabalhista.

Referências

BUENO, Norberto Trevisan. Reconvenção: prática, processo e jurisprudência. Curitiba: Juruá, 1982.

DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário jurídico. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil. 11. ed. Salvador: Jus Podivm, 2009.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito processual do trabalho. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, Francisco Antonio de. O processo na Justiça do Trabalho. 4. ed. São Paulo: RT, 1999.

ROCHA, Osiris. Da reconvenção no direito do trabalho. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1965.

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
Publicado
30-04-2014
Como Citar
Vescovi, L. F. (2014). BREVE AVERIGUAÇÃO HISTÓRICA E ELEMENTAR DA RECONVENÇÃO NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Revista Jurídica Da FA7, 11(1), 93-101. https://doi.org/10.24067/rjfa7;11.1:76