Consequências da Ruptura Ilícita do Contrato de Trabalho Desportivo na Lei Portuguesa – Uma Má Solução

  • Albino Mendes Baptista Universidade Lusíada de Lisboa
Palavras-chave: Ruptura do contrato de trabalho desportivo, Reparação integral do dano, Estabilidade contratual

Resumo

Procura-se apurar as consequências da ruptura ilícita do contrato de trabalho desportivo na lei portuguesa, concluindo-se que a limitação do dano a ressarcir às retribuições devidas até final do contrato constitui uma má solução legal. Julga-se mesmo que tal solução, além de insensata, desrazoável, desequilibrada e inconstitucional, pode constituir um acicate ao rompimento contratual, afecta gravemente o princípio da estabilidade contratual e não atende à especificidade do desporto.

Biografia do Autor

Albino Mendes Baptista, Universidade Lusíada de Lisboa

Mestre em Direito. Doutorando em Direito (Contrato de Trabalho Desportivo). Assistente com Regência de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa. Advogado.

Referências

BAPTISTA, Albino Mendes. “The compensation for the illicit breach of Sports Labor Contract in the Portuguese Law – an unwise, unreasoning, unbalanced and unconstitutional solution”, publicado em Sports Law Bulletin, EPFL (European Professional Football Leagues), nº 4, 2009.

BAPTISTA, Albino Mendes. Estudos sobre o Contrato de Trabalho Desportivo. Coimbra: Coimbra Ed., 2006.

BAPTISTA, Albino Mendes. “Para uma leitura atenta e serena do “Caso Webster”: Publicado na Revista de Direito e de Estudos Sociais, Janeiro-Junho – 2009, Livraria Almedina, Coimbra, 2010.

BAPTISTA, Albino Mendes. Temas de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho. Lisboa: Livraria Petrony, 2008.

BAPTISTA, Albino Mendes. “A “escravatura no futebol” ou a falta crescente de princípios e de respeito pelos adeptos?”, disponível em : www.apdd.pt, acesso em: 18 jul. 2008.

BAPTISTA, Albino Mendes. “Indemnização pela ruptura ilícita do contrato de trabalho, artigo 27.º da Lei do Contrato de Trabalho Desportivo e o Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 22 de Setembro de 2008”, Revista do Ministério Público, nº 116, 2008, pp. 29 e ss.

Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 22 de Setembro de 2008, www.dgsi.pt.

Acórdão do Tribunal Constitucional de 28 de Abril de 2009 (Proc. n.º 910/08), Diário da República, 2.ª série, de 1 de Junho (de 2009).

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 8 de Março de 2007, www.dgsi.pt.
Publicado
30-04-2010
Como Citar
Baptista, A. M. (2010). Consequências da Ruptura Ilícita do Contrato de Trabalho Desportivo na Lei Portuguesa – Uma Má Solução. Revista Jurídica Da FA7, 7(1), 279-285. https://doi.org/10.24067/rjfa7;7.1:152