Empreendedorismo corporativo como estratégia de gestão na startup Upme Brasil

  • Tiago Azevedo Rodrigues Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Luciana Freire de Lima Marinho Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Marcos Aurélio Maia Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, Startup

Resumo

Objetiva analisara relação entre empreendedorismo corporativo e a gestão estratégica da startupUpme Brasil. O referencial teórico abordou o empreendedorismo corporativo enquanto estratégia de gestão, trazendo, inicialmente, o olhar estratégico do empreendedor, denontando sua capacidade de gerir o processo de inovação de produtos e processos. Por fim, apresentou-se as características de startup. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O questionário foi construído com base no referencial téorico, e aplicado com o responsável pela Upme Brasil. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de semâtica com o auxílio do Iramuteq. Diante dos achados da pesquisa pode-se evidenciar que as teorias do empreendorismo corporativo como estratégia de gestão, propicia a construção de organizações inovadoras, que transcende a forma estrutural tradicional, possibilitando a alavancagem da vantagem competitiva, mediante atividades de soluções de problemas, de forma criativasistêmica, cooperativa, cultural e ética, competências que associadas aos diversos níveis estratégicos, contribuem para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o sucesso  da organização e de seus colaboradores.

Biografia do Autor

Tiago Azevedo Rodrigues, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Luciana Freire de Lima Marinho, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professora do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Administração pela UECE. Coordenadora do curso de Especialização em Estratégia e Empreendedorismo da UECE. Professora substituta da UECE. Professora de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

Marcos Aurélio Maia Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

Referências

AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph; MINTZBERG, Henry. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ÂNGELO, Eduardo Bom. Empreendedor corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
BATISTA, C. H. Estudo comparativo do desenvolvimento das características comportamentais empreendedoras dos alunos da disciplina de empreendedorismo durante o primeiro semestre de 2004 nos cursos de Administração e Turismo e Lazer da FURB – Santa Catarina/Brasil. Blumenau, 2004. Dissertação (Mestrado em Administração: Gestão Moderna de Negócios) Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGAd. Universidade Regional de Blumenau., 2004. Disponível em: http://proxy.furb.br/tede//tde_arquivos/2/TDE20050506T124636Z8/Publico/Diss%2004%20Cristiane.pdf. Acesso em: 02 mar 2018.
BESSANT, John; PAVITT, Keith; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BOSSIDY, L.; CHARAN, R. Confronting Reality: doing what matters to get things right. New York: Crown Business, 2004.
CAVALCANTI, Marly. Gestão estratégica de negócios: evolução, cenário, diagnóstico e ação. 2. ed. São Paulo: Cenage Learning, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
_____. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de pesquisa em administração. Trad. L. D. Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
MAGALHÃES CORREIA, Ana Maria. HABITAT'S DE INOVAÇÃO NA ECONOMIA DO CONHECIMENTO: IDENTIFICANDO AÇÕES DE SUCESSO. RAI-Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/82825432.pdf. Acesso em: 02 abr 2018.
COSTA, Alexandre Marino; CERICATO, Domingo; MELO, Pedro Antonio. Empreendedorismo corporativo: uma nova estratégia para a inovação em organizações contemporâneas. Revista de Negócios, v. 12, n. 4, p. 32-43, 2007. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/27861/empreendedorismo-corporativo--uma-nova-estrategia-para-a-inovacao-em-organizacoes-contemporaneas/i/pt-br. Acesso em: 29 mar. 2018.
DESS, Gregory G.; LUMPKIN, Tom; EISER, Alan B. Strategic management. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 2007.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
_____. Empreendedorismo corporativo: transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
_____. Empreendedorismo corporativo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
EMPREENDA e realize. In:WORDPRESS. As 8 principais características do empreendedor atual. 2013. Disponível em: https://empreendaerealize.wordpress.com/2013/02/05/voce-tem-perfil-empreendedor-as-8-principais-caracteristicas-do-empreendedor/. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 01 abr. 2018.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015 Disponível em: https://goo.gl/0pq56I>. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 15 mar. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas,
2010.
GRAY, David E. Pesquisa no Mundo Real, 2nd Edition. Bookman, 01/2014. VitalBook file.
GUEDES, Simone Alves. A carreira do empreendedor. 2009. 160p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GUROL, Yonca; ATSAN, Nuray. Entrepreneurial characteristics amongst university students: Some insights for entrepreneurship education and training in Turkey. 48. ed. Reino Unido: Emerald Group Publishig. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00400910610645716. Acesso em: 29 mar. 2018.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KURATKO, D. F.; COVIN, J. G; HORNSBY, J. S. Why implementing corporate innovation is so difficult? Businee horizons, 2014. Disponível em: https://econpapers.repec.org/scripts/redir.pf?u=http%3A%2F%2Fwww.sciencedirec.com%2Fscience%2Farticle%2Fpii%2FS000768131400086X;h=repec:eee:bushor:v:57:y:2014:i:5:p:647-655. Acesso em: 19 mar. 2018.
LANA, B.; TEIXEIRA, L.; SILVA, J. Intraempreendedorismo: uma análise das percepções do gestor sobre o perfil de seus funcionários. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil, 2011.
LERNER, Josh. The future of public efforts to boost entrepreneurship and venture capital. Small Business Economics, v. 35, n. 3, p. 255–264, 2010.
MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MASON, Colin; BROWN, Ross. Creating good public policy to support high-growth firms. Small Business Economics, v. 40, p. 211–225, 2013.
MENEZES, Luis Cesar de Moura. Gestão de projetos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORRIS, M.; SCHINDEHUTTE, M.; ALLEN, J. The entrepreneur's business model: toward a unified perspective. Journal of Business Research, v. 58, n. 6, p. 726-735, 2005.
NONATO, Letícia. O que é empreendedorismo corporativo? As 8 principais características do empreendedor atual. [20-?]. SAIA DO LUGAR. Disponível em: https://saiadolugar.com.br/empreendedorismo-corporativo/. Acesso em: 01 abr. 2018.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PASQUALE, Perroti. Comunicação Integrada de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
PINCHOT, Gifford. Intra-empreendedorismo na prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem sucedidas. Local: Leya, 2012.
ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Perfil Empreedendor. O que é ser empreendedor? SEBRAE, 2014. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 01 abr. 2018.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico – uma investigaçãoo sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1997.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, v. 123, 2005. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3439.pdf. Acesso em: 12 abr 2018.
STRODOMSKYTE, I.; DAI, X.; HAUGE, S. "All you need is trust" - to overcome the liability of newness by forming alliances. 101 f. MSc (Innovation and Entrepreneurship), University of Oslo, 2012.
TAJRA, Samya Feitosa. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. 1 Ed. São Paulo: Érica, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
15-12-2018