Qualidade dos serviços prestados no salão Blendkashos

  • Thaís Karla Lacerda Bezerra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Ricardo Aquino Coimbra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Consumidor, Qualidade, Satisfação, Serviços

Resumo

O objetivo geral deste estudo de caso é analisar a qualidade dos serviços percebida pelos consumidores do salão BlendKashos. O salão veio com uma nova proposta de prestação de serviços, com o oferecimento de tratamentos capilares para o público que possui cabelos cacheados e adeptas das técnicas capilares de No e Low Poo, algo que não existia antes na cidade de Fortaleza e é pouco visto no país. Foi realizada uma pesquisa de campo, um questionário de caráter estruturado e não disfarçado, afim de coletar o grau de satisfação dos clientes do estabelecimento. O atendimento mostrou-se fator importante na mensuração da satisfação, seguido dos próprios serviços ofertados como corte de cabelo, lavagem, penteados e os produtos vendidos no local. Os clientes sentem-se bem recebidos e confiam no que o salão oferece, fazendo muitos retornarem mesmo com a distância no deslocamento.

Biografia do Autor

Thaís Karla Lacerda Bezerra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Ricardo Aquino Coimbra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN). Graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Conselheiro da APIMEC-NE desde 2006. Conselheiro do Conselho Regional de Economia -Ce. Professor de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), UniFanor/Wyden, Faculdade Metropolitana (FAMETRO), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro Universitário Estácio e da Escola de Negócios UNI7. Colunista do Segunda Opinião. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Movimento Coesão Social.

Referências

BIAGI, Marta Cristina. Pesquisa científica. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2009.
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil em síntese: serviços. 2018. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/servicos.html. Acesso em: 01 abr. 2018.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A importância do Setor Terciário. 2017. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-servicos/a-secretaria-de-comercio-e-servicos-scs/402-a-importancia-do-setor-terciario. Acesso em: 25 abr. 2018.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro.Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CARVALHO, Marly Monteiro de et al.Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOFFMAN, K. Douglas et al.Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias, casos. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009
KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2. Ed. São Paulo: Manole, 2002.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwam. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metolodogia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
NOGUEIRA, José Francisco. Gestão estratégica de serviços: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.
PAINS, Clarissa. Movimento contra uso de xampu ganha força, mas médicos fazem ressalvas. O Globo, Rio de Janeiro, 28 jun. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/movimento-contra-uso-de-xampu-ganha-forca-mas-medicos-fazem-ressalvas-18767781. Acesso em: 30 out. 2018.
SERNOVITZ, Andy. Marketing boca a boca: como as empresas inteligentes levam as pessoas a falar delas. São Paulo: Cultrix, 2012.
SETOR de serviços no Ceará reage e cresce 2,3% em julho. Diário do Nordeste, Fortaleza, 14 set. 2018. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/setor-de-servicos-no-ceara-reage-e-cresce-2-3-em-julho-1.1999870. Acesso em: 17 set. 2018.
SETOR de serviços recua 4,9% no Ceará em outubro. OPovo on-line. Fortaleza, 15 dez. 2017. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2017/12/setor-de-servicos-recua-4-9-no-ceara-em-outubro.html. Acesso em: 01 abr. 2018.
Publicado
15-12-2018