Qualidade na gestão de serviços do Tipo 1 Bar sob a ótica dos clientes

  • Danielle Brasil de Abreu Cruz Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Ricardo Aquino Coimbra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Atendimento, Consumidor, Processo de serviços, Qualidade, Satisfação do cliente

Resumo

A qualidade na prestação de serviços tem um papel fundamental na rotina das organizações, pois constitui-se de um segmento cada vez mais presente e compeptitivo. Produzir bens ou serviços que alcancem a satisfaçam e as necessiades do consumidor que encontra-se cada vez mais exigente deve ser o principal foco das atenções de qualquer oreganização que queira se manter rentável e saudável frente a concorrência. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a qualidade na prestação de serviços para empresa  Tipo 1 Bar. O trabalho constitui-se de um estudo de caso com abordagem de carater quantitativo com aspectos qualitativos e para a coleta de dados necessários a realização da mesma, foi utilizado como instrumento questionários com perguntas fechadas e uma aberta em que os intevistados podessem criticar ou sugerir algo, bem como a analise para  observação de oportunidades e ameaças. Atravéz desde estudo pode-se trabalhar póssiveis mudanças e melhorias para maior satisfação do cliente e melhor qualidade do serviço. Tendo o consumidor final como principal ferramenta para possíveis mudanças.

Biografia do Autor

Danielle Brasil de Abreu Cruz, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Ricardo Aquino Coimbra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN). Graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Conselheiro da APIMEC-NE desde 2006. Conselheiro do Conselho Regional de Economia -Ce. Professor de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), UniFanor/Wyden, Faculdade Metropolitana (FAMETRO), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro Universitário Estácio e da Escola de Negócios UNI7. Colunista do Segunda Opinião. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Movimento Coesão Social.

Referências

ABRASEL. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. In: IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Setor de serviços cresce 1% e tem melhor abril em 4 anos. Disponível em: http://www.abrasel.com.br/component/content/article/7-noticias/5301-19062017-setor-de-servicos-cresce-1-e-tem-melhor-abril-em-4-anos.html. Acesso em: 09 out. 2017.
CARPINETTI, Luiz C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. 1 ed. São Paulo: Atlas 2008.
DIAS, Sergio. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
GILBERT, A., CHURCHILL Jr., J. Poul Peter. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Pulo: Saraiva, 2012.
HOFFMAN, Douglas K; BATESON, Jonh E. G.; IKEDA, Ana Akemi; CAMPOMAR, Marcos Cortez. Princípios de marketing de serviços. 3. ed. São Paulo: Cengage 2009.
JUCEC. Junta Comercial do Estado do Ceará. No Ceará numero debares e restaurante se expande 11%. Disponível em: http://www.jucec.ce.gov.br/index.php/noticias/43618-2016-05-19-14-06-20. Acesso em: 30 out. 2017.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: PRENTICE-HALL, 2003.
LACOMBE, Francisco J. M.; HEILBORN, Gilberto L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LOVELOCK, C.;WIRTZ, L. Serviços: marketing e gestão. Tradução Cid Knipel Moreira; revião tecnica Mauro Neves Garcia. São Paulo: 2004
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ,Jochen; HENZO,Miguel Angelo. Marketing de serviço: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2011.
MALHORA, Naresh. Planos de Marketing: um guia prático. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
NEVES, Adilson R. Qualidade no atendimento: a chave para o seu sucesso pessoal e empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
OLIVEIRA, S. L. Tratamento de Metodologia Científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, Monografia, Dissertações e Teses. Revisão Maria Aparecida Bessana. São Paulo: Pioneira, 2002.
PALADINI, Edson P. Gestão Estratégica da Qualidade: princípios, métodos e processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SEBRAE. Serviço brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. In: ABRASEL. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Mercado. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um bar,4f187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 09 out. 2017.
ROBERT, K. Yin. Estudo de caso: planejamento e metodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
15-12-2018