Estilo de liderança dos coordenadores da Diretoria de Pessoas & Gestão em uma empresa do segmento alimentício localizada em Fortaleza

  • Larissa da Silva Moreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Marcos Aurélio Maia Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Cultura organizacional, Estilos de liderança, Influência, Organizações, Poder

Resumo

O objetivo geral do presente estudo é analisar os estilos de liderança dos coordenadores da diretoria de pessoas & gestão em uma empresa do segmento alimentício localizada em Fortaleza, sob a ótica dos liderados. Com o atual cenário de competitividade, as organizações estão cada vez mais criteriosas com a formação de seus líderes, pois quando exercida de forma adequada possibilitará melhores resultados para a organização. A liderança é vista em todos os níveis hierárquicos da organização cujo objetivo é fazer com que haja o alinhamento do grupo à estratégia e visão da empresa. Para isso, surge o líder que é o responsável para desenvolver o papel de influenciador do grupo a fim de alcançar as metas estabelecidas. Visando alcançar o objetivo da pesquisa, foram realizadas abordagens acerca das teorias existentes de liderança. O método quanto ao objetivo é uma pesquisa exploratória-descritiva, por meio de uma investigação bibliográfica e de campo de natureza quantitativa por meio de aplicação de questionário. A pesquisa resultou na necessidade de identificar nos coordenadores o estilo adotado por cada um, visto que já exercem a função há mais de oito anos e poderão, através do resultado, entender como estão sendo percebidos por sua equipe.

Biografia do Autor

Larissa da Silva Moreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Marcos Aurélio Maia Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER.; Mônica C. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
CRAINER, Stuart. Liderança: como atingir o sucesso organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2014.
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ténicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MUCHINSKY, Paul M. Psicologia organizacional. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
ROBBINS, Stephen. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
_____. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SCIELO, Estratégias de poder e atores desprovidos de recursos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902003000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jun. 2017
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. et al. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SOBRAL, Filipe.; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
Publicado
16-12-2017