Trade marketing: as ações promocionais no canal farma varejista da Distribuidora Nazária (CE)

Autores

  • Emanuelle Késsia Moreira Maia Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Luana Costa Ferreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Roseilda Nunes Moreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Palavras-chave:

Distribuidor, Indústria, Marketing promocional, Trade marketing, Varejo

Resumo

O desenvolvimento deste estudo se deu a partir do desejo de analisar as ações de marketing promocional executadas pela equipe de força de vendas de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. A base teórica desta pesquisa são os conceitos de trade marketing e seus pilares e; o marketing promocional, através de fundamentação em literatura científica. Este é um artigo que apresenta um estudo de caso, no qual a pesquisa é exploratória-descritiva, com meios de investigação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sua natureza é de pesquisa qualitativa com amostra não probabilística com amostra intencional. O segmento farmacêutico tem importante participação na economia brasileira e, este estudo apresenta ferramentas relevantes para fomento e manutenção deste mercado. Diante dos resultados obtidos através deste estudo, percebe-se que de um modo geral, a empresa alvo desta pesquisa, compreende os pilares do trade marketing e aplica satisfatoriamente as ferramentas do marketing promocional. Não obstante ainda há espaço para investigações futuras e melhorias nos processos ora analisados.

Biografia do Autor

Emanuelle Késsia Moreira Maia, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Luana Costa Ferreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Roseilda Nunes Moreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professora adjunta do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de cursos de pós-graduação da UNI7.

Referências

ALVAREZ, F. J. S. M. A aplicação dos conceitos de trade marketing nas empresas de produtos alimentícios de consumo: um estudo exploratório. 1999. 120 p. Artigo (Dissertação de mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
ARAÚJO, Carolina Almeida de; D’ANDREA, Rafael. Origem e Evolução de Trade Marketing. In: CONSOLI, Matheus; D’ANDREA, Rafael. Trade Marketing: Estratégias de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010.
BELCH, G. E; BELCH, M. A. Propaganda e promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
CASAROTTO, Camila. Publicidade: tudo o que você precisa saber nesse megapost completo! Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/publicidade/#oque. Acesso em: 04 de dez. 2017.
CONSOLI, Matheus et al. Trade Marketing: Estratégias de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010.
COSTA, A. R; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: Planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2003.
FELIZARDO, Jean Mari. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos: 8. Ed. Revista e atualizada. Fortaleza: Uni7. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/1411971/Downloads/201728_16196_UNI7_Manual_de_Elaboracao_e_Apresentacao_de_Trabalhos_Cientificos_8_ed_2016.pdf. Acesso em: 21 mar. 2017.
KOTLER, Philip; AMSTRONG, Gary. Princípios de marketing.15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LAMB, Charles W. Jr.; HAIR, Joseph F. Jr.; MCDANIEL, Carl. Princípios de maketing. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINS, Mariana.Venda pessoal. Disponível em: http://knoow.net/cienceconempr/marketing/venda-pessoal/. Acesso em: 10 de set. 2017.
MATTAR, Fauze Najib. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MEGIDO, José; SZULCSEWSKI, Charles. Administração estratégica de vendas e canais de distribuição. São Paulo: Atlas, 2002.
NIELSEN. A hora certa de ativar o shopper. Disponível em: http://rockblock.com.br/stuffs/mudancas-no-comportamento-do-shopper-250615.pdf. Acesso em: 24 de abr. 2017.
NIELSEN. Promoção: Gerando atratividade para seu produto. Disponível em: http://www.nielsen.com/br/pt/solutions/capabilities/promocao.html. Acesso em: 30 de abr. 2017.
RIES, Al; RIES, Laura; MARTINS, Luís Paixão. A queda da publicidade e a ascensão das relações públicas. Lisboa: Notícias Editorial, 2003.
SEBRAE. Como estabelecer uma política de preços. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-estabelecer-uma-politica-de-precos,e1c926ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 30 abr. 2017.
SEBRAE. Como montar uma distribuidora de medicamentos. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/comomontarumadistribuidorademedicamentos,bdc87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 27 mar. 2017.
VIDI. Relatório Firefighting. Disponível em: https://sistema.vidibr.com/AdministracaoCliente/RelatorioFirefighting. Acesso em: 06 de out. 2017.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-16