Trade marketing: as ações promocionais no canal farma varejista da Distribuidora Nazária (CE)

  • Emanuelle Késsia Moreira Maia Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Luana Costa Ferreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Roseilda Nunes Moreira Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Distribuidor, Indústria, Marketing promocional, Trade marketing, Varejo

Resumo

O desenvolvimento deste estudo se deu a partir do desejo de analisar as ações de marketing promocional executadas pela equipe de força de vendas de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. A base teórica desta pesquisa são os conceitos de trade marketing e seus pilares e; o marketing promocional, através de fundamentação em literatura científica. Este é um artigo que apresenta um estudo de caso, no qual a pesquisa é exploratória-descritiva, com meios de investigação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sua natureza é de pesquisa qualitativa com amostra não probabilística com amostra intencional. O segmento farmacêutico tem importante participação na economia brasileira e, este estudo apresenta ferramentas relevantes para fomento e manutenção deste mercado. Diante dos resultados obtidos através deste estudo, percebe-se que de um modo geral, a empresa alvo desta pesquisa, compreende os pilares do trade marketing e aplica satisfatoriamente as ferramentas do marketing promocional. Não obstante ainda há espaço para investigações futuras e melhorias nos processos ora analisados.

Biografia do Autor

Emanuelle Késsia Moreira Maia, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Luana Costa Ferreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Roseilda Nunes Moreira, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professora adjunta do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de cursos de pós-graduação da UNI7.

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Publicado
16-12-2017