Trade marketing: as ações promocionais no canal farma varejista da Distribuidora Nazária (CE)
Resumo
O desenvolvimento deste estudo se deu a partir do desejo de analisar as ações de marketing promocional executadas pela equipe de força de vendas de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. A base teórica desta pesquisa são os conceitos de trade marketing e seus pilares e; o marketing promocional, através de fundamentação em literatura científica. Este é um artigo que apresenta um estudo de caso, no qual a pesquisa é exploratória-descritiva, com meios de investigação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sua natureza é de pesquisa qualitativa com amostra não probabilística com amostra intencional. O segmento farmacêutico tem importante participação na economia brasileira e, este estudo apresenta ferramentas relevantes para fomento e manutenção deste mercado. Diante dos resultados obtidos através deste estudo, percebe-se que de um modo geral, a empresa alvo desta pesquisa, compreende os pilares do trade marketing e aplica satisfatoriamente as ferramentas do marketing promocional. Não obstante ainda há espaço para investigações futuras e melhorias nos processos ora analisados.
Referências
ARAÚJO, Carolina Almeida de; D’ANDREA, Rafael. Origem e Evolução de Trade Marketing. In: CONSOLI, Matheus; D’ANDREA, Rafael. Trade Marketing: Estratégias de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010.
BELCH, G. E; BELCH, M. A. Propaganda e promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
CASAROTTO, Camila. Publicidade: tudo o que você precisa saber nesse megapost completo! Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/publicidade/#oque. Acesso em: 04 de dez. 2017.
CONSOLI, Matheus et al. Trade Marketing: Estratégias de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010.
COSTA, A. R; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: Planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2003.
FELIZARDO, Jean Mari. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos: 8. Ed. Revista e atualizada. Fortaleza: Uni7. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/1411971/Downloads/201728_16196_UNI7_Manual_de_Elaboracao_e_Apresentacao_de_Trabalhos_Cientificos_8_ed_2016.pdf. Acesso em: 21 mar. 2017.
KOTLER, Philip; AMSTRONG, Gary. Princípios de marketing.15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LAMB, Charles W. Jr.; HAIR, Joseph F. Jr.; MCDANIEL, Carl. Princípios de maketing. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINS, Mariana.Venda pessoal. Disponível em: http://knoow.net/cienceconempr/marketing/venda-pessoal/. Acesso em: 10 de set. 2017.
MATTAR, Fauze Najib. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MEGIDO, José; SZULCSEWSKI, Charles. Administração estratégica de vendas e canais de distribuição. São Paulo: Atlas, 2002.
NIELSEN. A hora certa de ativar o shopper. Disponível em: http://rockblock.com.br/stuffs/mudancas-no-comportamento-do-shopper-250615.pdf. Acesso em: 24 de abr. 2017.
NIELSEN. Promoção: Gerando atratividade para seu produto. Disponível em: http://www.nielsen.com/br/pt/solutions/capabilities/promocao.html. Acesso em: 30 de abr. 2017.
RIES, Al; RIES, Laura; MARTINS, Luís Paixão. A queda da publicidade e a ascensão das relações públicas. Lisboa: Notícias Editorial, 2003.
SEBRAE. Como estabelecer uma política de preços. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-estabelecer-uma-politica-de-precos,e1c926ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 30 abr. 2017.
SEBRAE. Como montar uma distribuidora de medicamentos. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/comomontarumadistribuidorademedicamentos,bdc87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 27 mar. 2017.
VIDI. Relatório Firefighting. Disponível em: https://sistema.vidibr.com/AdministracaoCliente/RelatorioFirefighting. Acesso em: 06 de out. 2017.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) que:
a) a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra revista;
b) são integralmente responsáveis pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos;
c) autorizam aos editores da RA7 a proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
d) em caso de aceitação, a RA7 detém o direito de primeira publicação, sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, sendo permitida a reprodução, com reconhecimento da publicação inicial, seja para distribuição exclusiva, seja para distribuição on-line.