Planejamento financeiro e gestão de custos na filial de Fortaleza da empresa de tecnologia Level 3

  • Camila Holanda Bitu Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Emmanuela da Costa Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Ricardo Aquino Coimbra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Custos, Estratégia, Investimentos, Planejamento, Tecnologia

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de planejamento financeiro e a gestão de custos e investimentos da filial de Fortaleza da empresa de tecnologia Level 3. O planejamento financeiro, bem como a otimização de custos e uma política de investimentos bem articulada são as bases nas quais qualquer empresa deve fundamentar-se para garantir a saúde financeira e retornos bem-sucedidos de suas atividades. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a pesquisa exploratório-descritiva, através de entrevista não focalizada e de pesquisa bibliográfica. A importância de compreender como funciona o processo de planejamento financeiro de empresas deste setor está na grande importância que elas adquiriram nos últimos anos e no crescimento observado no número dessas empresas em atuação no Brasil. De acordo com os dados obtidos, foi observado que seu planejamento gira em torno dos serviços prestados pela empresa, e que seus investimentos são baseados na expectativa gerada pela demanda de seus serviços. No entanto, também foi observado a grande dependência que a filial de Fortaleza tem das decisões tomadas na matriz no exterior, o que pode comprometer os resultados almejados na região em que atua.

Biografia do Autor

Camila Holanda Bitu, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Emmanuela da Costa Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Ricardo Aquino Coimbra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN). Graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Conselheiro da APIMEC-NE desde 2006. Professor de cursos de graduação e pós-graduação da UNI7, Faculdades Nordeste/Devry (FANOR/DEVRY), Faculdade Metropolitana (FAMETRO), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Escola de Negócios UNI7. Colunista do Segunda Opinião. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Movimento Coesão Social.

Referências

ABSSTARTUP. Número de startups brasileiras cresce 18,5% em seis meses. Estadão, Rio de Janeiro, jan. 2016. Disponível em: http://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,numero-de-startups-brasileiras-cresce-185-em-seis-meses,10000028610. Acesso em: 12 de março de 2017.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia no trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
ASSAF, Alexandre Neto. Curso de Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
_____. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2009.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CARDOSO, Alessandra. Gestão de Investimentos, 2012. Disponível em: http://www.atuarios.org.br/docs/congresso_sp_2012/alessandra.ppt.pdf. Acesso: 04 de Abr. 2017.
CASAROTTO, Nelson Flho; KOPITTKE, Bruno Harmut. Análise de Investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 11. ed – São Paulo: Atlas, 2010.
CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo, Prentice Hall, 2003.
CGIBR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo, 2016.
CHASSOT, Guilherme José. Os benefícios do controle e planejamento financeiro: estudo de caso em uma agropecuária. 2015. 91 p. Monografia (Graduação em Administração). Universidade Regional do Noroeste do RS, Três Passos, 2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CLEMENTS, James P.; GIDO, Jack. Gestão de Projetos: Tradução da 5° Edição Norte Americana. 2. ed. São Paulo: Cengage Learnimg, 2014.
FARIAS, Everton da Slveira; MUNIZ, Raquel. Investimentos em TI, além do retorno financeiro: um estudo de caso sobre os benefícios intangíveis, compatibilidade e adoção da ti no processo de trabalho de uma empresa. São Marcos, 2012. Disponível em: http://www.saomarcos.br/ojs/index.php/rasm/article/view/18. Acesso em: 04 de Abr. 2017.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Rio de Janeiro, 2009.
_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Suplementar de acesso à internet e posse de telefone móvel celular. Rio de Janeiro, 2015.
INTERBRAND. Ranking 100 empresas mais valiosas do mundo. Disponível em: http://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/2015/. Acesso em: 12 de mar. 2017
KLEIN, Robinson. Quanto custa não investir em tecnologia para a gestão?. Computer World, São Paulo 2016. Disponível em: http://computerworld.com.br/quanto-custa-nao-investir-em-tecnologia-para-gestao. Acesso em: 11 de Abr. 2017.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Maria de Andrade de. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. Atlas: São Paulo, 2010.
LEVEL 3. Nossa História. LEVEL 3, Brasil 2017. Disponível em: http://www.level3.com/historia. Acesso em: 20 de abr. 2017
LIZOTE, Antonieta S. et al. Análise de Investimentos: um Estudo Aplicado em uma Empresa do Ramo Alimentício. AEDB, 2014. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/1220115.pdf. Acesso: 05 de abr. 2017.
MAXIAMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de Projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PADOVEZE, Clóvis L. Introdução à Administração Financeira. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2010.
_____. Curso Básico Gerencial de Custos. São Paulo: Thomson, 2003.
PEDRASSA, Anderson. Gestão de Custos de TI. IBM Technology, São Paulo 2012. Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/tlcbr/entry/gestao_de_custos_de_ti?lang=en. Acesso em: 07 de abr. 2017.
PERILLO, Marcos Andreetto. Por que investir em uma empresa de tecnologia?. Canaltech, 2015. Disponível em: https://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/Por-que-investir-em-uma-empresa-de-tecnologia/. Acesso: 10 de abr. 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. Disponível em: www.feevale.br/editora. Acesso em: 30 mai. 2017.
REVISTA IT INSIGHT. Da redução de custos à otimização de investimentos. Revista It Insight, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.itinsight.pt/news/in-deep/da-reducao-de-custos-a-otimizacao-de-investimentos. Acesso: 10 de abr. 2017.
ROSS, Stephen A. WESTERFIELD, Randolph W. JORDAN, Brandford D. Princípios de Administração Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ROSSETTI, José. Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2007.
SEBRAE. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo, 2008.
SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Gestão de Custos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
SOUZA, Marco Antônio; DIEHL, Carlos Alberto. Gestão de Custos: Uma abordagem Integrada entre contabilidade, engenharia e administração. São Paulo: Atlas, 2009.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Publicado
16-12-2017