Satisfação no trabalho dos servidores da seção de Auditoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde

  • Bruna Mikaelle do Nascimento Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Renata Uchôa de Albuquerque Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Ricardo Aquino Coimbra Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Insatisfação, Motivação, Satisfação no trabalho, Servidores

Resumo

O presente estudo tem por objetivo geral analisar a satisfação dos servidores da seção de auditoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde. O trabalho analisa a satisfação dos servidores públicos, baseando-se nas cinco dimensões da satisfação no trabalho propostas por Siqueira (2008), que são: a satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com o salário, satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com a chefia e satisfação com as promoções; além de abordadas também as principais teorias da motivação no trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, de método quantitativo, cunho bibliográfico que visou identificar os níveis de satisfação dos servidores relativos ao tema abordado, coletando-se os dados através de questionário. Após a aplicação e tabulação dos dados, foi possível constatar que os respondentes encontram-se indiferentes quanto à satisfação com a chefia, colegas, natureza do trabalho e em sua maioria com o salário, além de mostrar insatisfação na dimensão satisfação com as promoções. Logo, sugere-se que sejam revistas as políticas de salários e promoções do local, além de estabelecer ações que promovam um melhor relacionamento interpessoal entre os servidores.

Biografia do Autor

Bruna Mikaelle do Nascimento Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Renata Uchôa de Albuquerque, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Ricardo Aquino Coimbra, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN). Graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Conselheiro da APIMEC-NE desde 2006. Professor de cursos de graduação e pós-graduação da UNI7, Faculdades Nordeste/Devry (FANOR/DEVRY), Faculdade Metropolitana (FAMETRO), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Escola de Negócios UNI7. Colunista do Segunda Opinião. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Movimento Coesão Social.

Referências

ARAÚJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BANDASSOLLI, P. F.; MAGALHÃES, M. O.; MALVEZZI, S. Liderança nas organizações. In: ZANELLI, J. C; BORGES-ANDRADE, J. E; BASTOS, A. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2014, p.413-449.
BANOV, M. R. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2013.
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Prentice‐Hall, 2007.
BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: Psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BORGES. L. O.; ALVES-FILHO, A; TAMAYO, A. Motivação e significado do trabalho. In: SIQUEIRA, M. M. M et al. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 215-248.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: O capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
_____. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014a.
_____. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas. 7. ed. Barueri: Manole, 2014b.
FERREIRA. M. C.; MENDES, A. M. B. Contexto do trabalho. In: SIQUEIRA, M. M. M et al. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 111-124.
FIGUEIREDO, J. M.; ALEVATO, H. H. R. A satisfação no trabalho dos profissionais de informação de uma IFES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 33., Salvador, 2013. Anais... Salvador, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/493/1/Figueiredo%2c%20Jussara-A%20satisfacao%20no%20trabalho-Evento-2013.pdf. Acesso em: 20 abr. 2017.
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores: Integrando Teoria e Prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
_____. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
MANZONI, L. 10 países onde as pessoas estão mais satisfeitas com seus empregos. Revista Forbes. [s.l], mai. 2017. Disponível em: http://www.forbes.com.br/sem-categoria/2017/05/10-paises-onde-as-pessoas-estao-mais-satisfeitas-com-seus-empregos/. Acesso em: 27 mai. 2017.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
_____. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, S. P. Direito do trabalho. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
OLIVEIRA, A. L. A. Terceirização e Satisfação com trabalho. 2009. 81 p. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4230/Ana_Lucia_Amaral.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 mai. 2017.
PORTO, J. B; TAMAYO, A. Valores do trabalho. In: SIQUEIRA, M. M. M et al. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 295-308.
PUENTES-PALACIOS, K.; ALBUQUERQUE, F. J. B. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. In: ZANELLI, J. C; BORGES-ANDRADE, J. E; BASTOS, A. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2014, p.385-412.
PWC Brasil. Impactos e desafios para as organizações no Brasil. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/servicos/assets/consultoria-negocios/futuro-trabalho-14e.pdf. Acesso em: 01 mai. 2017.
RICHARDSON, J. R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SIQUEIRA, M. M. M et al. Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
_____. Novas medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SILVA, M. R. M. Satisfação Profissional. 2012. 146 p. Tese (Mestrado em Enfermagem de Reabilitação). Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, 2012. Disponível em: http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/1674. Acesso em: 20 abr. 2017.
SIQUEIRA, V. T. A. Satisfação no trabalho: Indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. 2010. 101 p. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-18082010-155931/pt-br.php. Acesso em: 20 abr. 2017.
SPECTOR, P. E. Psicologia das organizações. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Publicado
16-12-2017