Satisfação no ambiente de trabalho no setor de manutenção de elevadores da OTIS Fortaleza

  • Antônio Ferreira da Silva Filho Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Marcos Aurélio Maia Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Motivação, Satisfação no trabalho

Resumo

O estudo objetiva analisar o nível de satisfação no trabalho sob a ótica dos funcionários do setor de manutenção de elevadores da empresa Otis. Para tanto, foi realizada a revisão da literatura com foco nas teorias da satisfação no trabalho. Em seguida, aplicou-se o instrumento elaborado e validado cientificamente - a Escala de Satisfação no Trabalho (EST). A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. Para a coleta de dados, elegeu-se uma amostra de 10 respondentes com aplicação de 20 questionários. Os dados foram tabulados e analisados com o objetivo de verificar o nível de satisfação com os colegas; o nível de satisfação com o salário; o nível de satisfação com a chefia; o nível de satisfação com as tarefas; o nível de satisfação com as promoções. Os resultados são discutidos e analisados com considerações de que a empresa necessita repensar os pontos de insatisfação no ambiente de trabalho, apontados pelos respondentes.

Biografia do Autor

Antônio Ferreira da Silva Filho, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Marcos Aurélio Maia Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor de cursos de graduação e de pós-graduação da UNI7.

Referências

AZEVEDO, Ana Júlia Diniz; MEDEIROS, Maria da Penha Machado de. Satisfação no trabalho: um estudo de caso na Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte. 2003.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas, psicologia do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 2008.
__________, Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004.
DIEHL, Astor. Tatim, Denise. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2004..
FELIZARDO, Jean Mari. Trabalho de Curso I – Pesquisa: Formas de Notação e Técnicas de Coleta de Dados. Fortaleza: Centro universitário 7 de setembro, 2017, 20 f. Apostila Teórica 5.
FERREIRA, André; VILAS BOAS, Ana Alice; ESTEVES, Rodrigo Clebicar Pereira Mota; FUERTH, Leonardo Ribeiro; DA SILVA, Sérgio. Teorias de motivação: uma análise da percepção das lideranças sobre suas preferências e possibilidade de complementaridade. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006.
FRAGA, Leandro Duarte. Motivação nas organizações. Revista Católica, Uberlândia, v.3, art. 05, p. 1-15, 2011.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEVINE, D. M.; et al. Estatística: teoria e aplicações. 5. ed. Rio de Janeiro: TLC, 2008. 752 p.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
__________. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINEZ, M. C.; PARAGUAY, A. I. B. Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 6, p. 79-99, 2003.
MARTINS, M. C. F.; SANTOS, G. E. Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho. Psico-USF, v.11, n.2, p. 195-205, 2006.
PEREIRA, F. K. S. Variações motivacionais em ambientes de remuneração variável: um estudo com os valores pessoais. 2011. 162 f. Conclusão de curso (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2011.
PERLARD, Gustavo. A hierarquia de necessidades de Maslow – O que é e como funciona, 2011. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/. Acesso em 13 set. 2017.
PRADO, C.G. Investigando a saúde mental de trabalhadores: as relações entre suporte organizacional, satisfação e sentimentos de prazer e sofrimento no trabalho. 2005. 64p. Dissertação (Mestrado em psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, São Paulo.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBAS, Raul. A motivação empreendedora e as teorias clássicas da motivação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP. Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA. ISSN 1414-7394, v. 5, n. 1 (2011).
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 306 p.
ROBBINS, Stephen P.; JUNDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
SALGADO, Léo. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. 110 p.
SIQUEIRA, M. M. M; GOMIDE JR. S. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE; J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 300-330.
SIQUEIRA, M. M. M. (org). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. São Paulo; Saraiva, 2003.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, C. B.; BOAS, A. A. V.; ANDRADE, R. O. B.; OLIVEIRA, E. R. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica. Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2011.
WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R. MOREIRA, Cid K. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
16-12-2017