TECNOLOGLOBALIZAÇÃO E IMPACTOS NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.24067/rjfa7;17.3:1149Parole chiave:
Tecnologia, Inovação Tecnológica, GlobalizaçãoAbstract
O impacto da globalização, com todos os seus paradoxos, peculiaridades e contradições, no desenvolvimento das nações, em diferentes esferas, é uma questão que atrai o interesse dos países em desenvolvimento, uma vez que as ameaças são vistas nela, mas também, cria confiança e esperança nos benefícios na globalização da ciência e da tecnologia. Nesta ordem de ideias, é fundamental estudar a influência da globalização sobre a inovação dos indivíduos e, sobretudo, sobre a capacidade inovadora de uma nação, o que implica acompanhar de perto o seu impacto nos sistemas de inovação, nacional ou regionais e de design, para assim, lidar com ameaças reais ou potenciais e aproveitar as oportunidades que ela pode oferecer. Isso levanta a pergunta a ser respondida no artigo: podemos falar sobre a globalização do conhecimento, especialmente científica-tecnológica? Para responder, será necessário, em primeiro lugar, analisar a origem da globalização desde o período pós-guerra e como a ciência e a tecnologia contribuíram para ela. Em segundo lugar, observar como o fenômeno da globalização, tal como o conhecemos hoje, ocorre praticamente em relação a 1980 inicialmente com a revolução do PC e da Internet. Em terceiro lugar, é essencial discernir o que é global: informação ou conhecimento? Em quarto lugar, e por último, se falamos de globalização científico-tecnológica, é essencial analisar seu impacto nos sistemas de inovação e, ao mesmo tempo, como as políticas de ciência e tecnologia apoiam ou devem os benefícios de tais tipo de globalização.
Riferimenti bibliografici
ARCHIBUGI, Daniele; MICHIE, Jonathan. Technology, Globalization and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ARISTIZÁBAL FERNÁNDEZ, Jesús. El avance de la humanidad a través de los hitos tecnológicos. Bogotá, Revista Innovación y Ciencia, Vol. V, No. 2, 1996, págs. 54-64.
BARKER, Joel Arthur. Paradigmas: el negocio de descubrir el futuro. Bogotá: Mc Graw Hill, 1995.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede – A era da informação. Vol. 1. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CHESNAIS, Françoais. La mondialization du capital. Paris: Syros, 1994.
DOSI, Giovanni; NELSON, Richard; WINTER, Sidney. The nature and dynamics of organizational capabilities. Oxford: Oxford University Press, 2002.
LIST, Georg Friedrich. Sistema Nacional de Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983
NOWOTNY, Helga; SCOTT, Peter; GIBBONS, Michael. Re-Thinking Science. Knowledge and the Public in an age of Uncertainty. Cambridge: Polity Press y Blackwell Publiserhs, 2001.
PORTER, Michael. La ventaja competitiva de las naciones. Buenos Aires: Vergara, 1991.
ROSENBER, Nathan. Economía del cambio tecnológico. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1979.
RÚA, Nelson. La domesticación de la tecnología. Una aproximación a la revolución científico-tecnológica del transistor y su impacto en la actual civilización. Medellín: ITM, 2005
STIGLITZ, Joseph. El malestar en la globalización. Bogotá: Taurus, 2002.
TOFFLER, Alvin. La tercera ola. Barcelona: Plaza & Janés, 1982.
TOFFLER, Alvin. El shock del futuro. Barcelona: Plaza & Janés, 1984.
TORRES, Jurjo. Globalización e interdisciplinariedad: el currículum integrado. Madrid: Morata, 1994.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'autore(i) dichiara(i) che
a) il contributo è originale ed inedito e che non è oggetto di valutazione in altra rivista;
b) sono pienamente responsabili delle opinioni, idee e concetti espressi nei testi;
c) essi autorizzare gli editori RGFA7 ad apportare modifiche testuali e adattare l'articolo alle regole della pubblicazione;
d) in caso di accettazione, RGFA7 si riserva il diritto di prima pubblicazione, ai sensi di una licenza CreativeCommons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International copyright
Gli autori conservano i diritti d'autore, e la riproduzione, in tutto o in parte, è consentita, con il necessario riconoscimento della pubblicazione iniziale, sia per la distribuzione esclusiva che per la distribuzione online, per scopi non commerciali, garantendo le stesse regole di licenza.
(Powered by Google)