O argumento de inclusão regional como política de interiorização da educação superior e do desenvolvimento regional
DOI :
https://doi.org/10.24067/rjfa7;20.3:1713Mots-clés :
Acesso ao ensino superior, Desenvolvimento local, Inclusão regional, Princípio da isonomia, Sistema de Seleção UnificadaRésumé
O trabalho se dedica a análise do Argumento de Inclusão Regional (AIR) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como instrumento de desenvolvimento local, em especial para as regiões mais distantes das capitais estaduais. A pesquisa descritiva emprega análise documental do Ministério da Educação que seleciona candidatos às vagas das Instituições de Ensino Superior (IES) que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Verificou-se que a interiorização das IES é um processo importante que contribui para a qualificação de profissionais e fomenta o desenvolvimento socioeconómico, urbanístico e cultural local. Conclui-se que o AIR é uma política pública que contribui para moldar certas dinâmicas socioeconômicas e urbanas, especialmente nas pequenas ou médias cidades do Brasil.
Références
BARBOSA, Marcelo P., PETTERINI, Francis, FERREIRA, Roberto T. Avaliação do Impacto da Política de Interiorização das Universidades Federais sobre as Economias Municipais. In: Encontro de Economia da Região Sul, 17., 2014, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2014. Disponível em: https://www.anpec.org.br/encontro/2015/submissao/files_I/i12-6599011d2e3082ef34b038002f88e41c.pdf Acesso em: 27 nov. 2021.
BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar. O processo de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras e seus desdobramentos. Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 13, n. 32, jan. 2020, p. 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13456 Acesso em: 28 nov. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 30 jun. 2022
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Mais Médicos. Brasília. 2022. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/conheca-programa Acesso em: 1º jul. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a expansão das universidades federais 2003 a 2012. Brasília. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=12386&Itemid= Acesso em: 27 nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei PL 5044/2020. Dispõe sobre o Argumento de Inclusão Regional no ingresso em instituições federais de educação superior e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1938743 Acesso em: 02 dez. 2021.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Declaratória de Constitucionalidade 41/ DF. Direito constitucional. Ação Direta de Constitucionalidade. Reserva de vagas para negros em concursos públicos. Constitucionalidade da Lei n° 12.990/2014. Procedência do Pedido. Pleno. Relator: Min. Roberto Barroso, Julgado em: 08/06/2017. Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/769838362/acao-declaratoria-de-constitucionalidade-adc-41-df-0000833-7020161000000 Acesso em: 20 nov. 2021.
CASQUEIRO, Mayara Lima; IRFFI, Guilherme; SILVA, Cristiano da Costa da. A expansão das Universidades Federais e os seus efeitos de curto prazo sobre os Indicadores Municipais. Avaliação: Revista de Avaliação da Eduacação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 1, jan. 2020, p. 155-177. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100155&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 30 nov. 2021.
CHANDRASEKHAR, C. P.; GHOSH, Jayati. Information and communication technologies and health in low income countries: the potential and the constraints. Bulletin of the World Health Organization, v. 79, p. 850-855, 2001. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/bwho/2001.v79n9/850-855/en/ Acesso em: 1º jul. 2022.
COSTA, Ana Maria et al. Mais (e melhores) Médicos. Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva, Brasília, vol. 9, n. 4, dez. 2015, p. 175-181. Disponível em: https://doi.org/10.18569/tempus.v9i4.1810 Acesso em: 02 dez. 2021.
DELGADO, Joedson de Souza; KÖLLING, Gabrielle Koling. O avanço comunitário do ensino e da pesquisa para a universidade do amanhã. Revista Direitos Culturais, v. 16, n. 40, p. 307-320, 23 dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.639 Acesso em: 1º jul. 2022.
GÓMEZ, J. R. M. Crítica ao conceito de desenvolvimento. Pegada - A Revista da Geografia do Trabalho, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.33026/peg.v3i1.798 Acesso em: 30 jun. 2022.
GONÇALVES, Rogério Magnus Varela; MASCARENHAS, Igor de Lucena. Análise acerca da compatibilidade da existência de feriados religiosos em um Estado laico. Direito e Desenvolvimento, v. 4, n. 7, p. 187-212, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v4i7.228 Acesso em: 30 jun. 2022.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. O conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3ª ed. atual. 8ª tiragem. São Paulo, Malheiros, 2000.
TELLES, Helcimara; SILVA, Arthur Leandro Alves da; BASTOS, Camila. Programa mais médicos do brasil: a centralidade da relação médico-usuário para a satisfação com o programa. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 85, p. 101-123, Jan./Abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i85.23470 Acesso em: 1º jul. 2022.
WHO. World Health Organization. Increasing access to health workers in remote and rural areas through improved retention - Global policy recommendations. Geneva: WHO Press; 2010. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44369/1/9789241564014_eng.pdf Acesso em: 02 dez. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Bruna Suely Nascimento Santos, Joedson Delgado, Gabrielle Jacobi Kölling 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O(s) autor(es) declara(m) que
a) a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra revista;
b) são integralmente responsáveis pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos;
c) autorizam aos editores da RJFA7 a proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
d) em caso de aceitação, a RJFA7 detém o direito de primeira publicação, sob licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os autores permanecem com os direitos autorais, sendo permitida a reprodução, no todo ou em parte, com o necessário reconhecimento da publicação inicial, seja para distribuição exclusiva, seja para distribuição online, para propósito não comercial, garantindo-se as mesmas regras de licença.
Authors declare that
a) the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of being evaluated in another journal,
b) they are fully responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts;
c) authorize the editors of FA7LR to make textual adjustments and adequacy of the article to the norms of publication;
d) in case of acceptance, FA7LR holds the right of first publication, under CreativeCommons Attribution-NonCommercial-Share-Alike 4.0 International license.
The authors remain with the reproduction, in whole or in part, with the necessary recognition of the initial publication, either for exclusive distribution or for online distribution, for non-commercial purposes, and the same license rules are guaranteed.