Direito contratual contemporâneo: tradição, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.24067/rjfa7;21.2:1781Palabras clave:
Direito contratual, Direito romano, Crise no direitoResumen
Os relatos da crise do Direito são constantes. No âmbito do Direito Contratual brasileiro, haja ou não uma crise, certo é que novos fenômenos demandam uma readequação de institutos clássicos às novas necessidades sociais. Este artigo de propósito seminal visa a buscar subsídios para identificar quais os pontos nodais do contemporâneo Direito Contratual brasileiro. Para tanto, argumenta-se que o estudo da tradição romano-germânica é essencial para entender as transformações atuais, constituindo necessário ponto de partida para o seu exame. Aponta-se, ademais, que as perspectivas contemporâneas de colonização, recodificação e atualização do Direito Civil em geral se refletem no Direito Contratual e devem ser objeto de consideração pelo jurista ocupado de sua investigação. Conclui-se que para identificar as perguntas certas no âmbito do Direito dos contratos é necessário se recorrer às questões que são objeto da atuação criativa dos agentes econômicos e dos intérpretes-aplicadores do Direito na praxe contratual, pois são elas capazes de identificar os caminhos para a evolução e sistematização eficaz do Direito Contratual contemporâneo.
Citas
AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado. Extinção dos contratos por incumprimento do devedor: resolução. 2. ed. Rio de Janeiro: Aide, 2004.
ALMEIDA, Carlos Ferreira de. Contratos – Conteúdo. Contratos de Troca. 4. ed. Coimbra: Almedina, 2018, v. 2
ALVIM, Agostinho. Da inexecução das obrigações e suas consequências. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1972.
AMARAL, Francisco. Racionalidade e sistema no Direito Civil brasileiro. Revista de Informação Legislativa, v. 31, n. 121, p. 233-243, jan./mar., 1994.
AMARAL, Francisco. As fontes romanas no novo código civil brasileiro. Revista da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, v. 19, n. 22, p. 49-63, jul./set., 2002.
AMARAL, Francisco. Direito civil – Introdução. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.
ARANGIO-RUIZ, Vincenzo. Istituzioni di diritto romano. 14. ed. Napoli: Jovene, 2006.
BAGOLINI, Luigi. Direito e valores no pensamento de Miguel Reale. In: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 47, p. 207-223, 1952.
BARLETTA, Fabiana Rodrigues. A Revisão Contratual no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor e a Pandemia do Coronavírus (COVID-19). Revista de Direito do Consumidor, v. 29, n. 129, p. 111-129, maio/jun., 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Davi Mendes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores declaran que
a) la contribución es original e inédita y que no está en proceso de evaluación en otra revista,
b) son totalmente responsables de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos;
c) autorizan a los editores de RJFA7 realizar ajustes textuales y adecuación del artículo a las normas de publicación;
d) en caso de aceptación, RJFA7 detenta el derecho de primera publicación, bajo licencia CreativeCommons Attribution-NonCommercial-Share-Alike 4.0 International.
Los autores se quedan con la reproducción, total o parcialmente, con el necesario reconocimiento de la publicación inicial, ya sea para distribución exclusiva o para distribución en línea, con fines no comerciales, y se garantizan las mismas reglas de licencia.