O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A TRIBUTAÇÃO: ENTRE OS DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS NA (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SOLIDÁRIA A PARTIR DO DEVER FUNDAMENTAL DE PAGAR TRIBUTOS

  • Marciano Buffon Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Lilian Ramos Jacob Universidade do Vale do Rio do Sinos
Palavras-chave: Estado Democrático, Tributação, Dever fundamental

Resumo

O artigo tem como objetivo principal analisar o dever fundamental de pagar tributos no Estado Democrático de Direito a partir da Constituição Federal brasileira de 1988. A partir disso, rumar-se-á ao enfrentamento da seguinte questão: De que forma a tributação pode contribuir para a (re)construção de uma sociedade solidária no atual Estado Democrático de Direito, notadamente, quanto ao resgate do dever fundamental de pagar tributos? O trabalho se desenvolve com pesquisa bibliográfica, especificamente, com consulta doutrinária sobre o tema.

Biografia do Autor

Marciano Buffon, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Direito - ênfase em Direito do Estado - pela UNISINOS, com período de pesquisa na Universidade de Coimbra - Mestre em Direito Público. Advogado Tributarista, com especialização em Direito Empresarial, Professor de Direito Tributário na UNISINOS, São Leopoldo/RS, e em cursos de pós-graduação (especialização) em Direito Tributário noutras instituições. Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado - da UNISINOS. Sócio/Consultor jurídico-fiscal Buffon & Furlan Advogados Associados. Membro do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.
Lilian Ramos Jacob, Universidade do Vale do Rio do Sinos
Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, com bolsa de financiamento Capes. Possui Especialização em Direito do Estado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público/RS. Graduada no curso de Direito pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Foi bolsista de Iniciação Científica, Monitora e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial pelo CNPq, na Unisinos. Advogada inscrita na OAB/RS.

Referências

BACHOF, Otto. Normas Constitucionais inconstitucionais? Livraria Almeida: 1994.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BINENBOJM, Gustavo. A nova jurisdição constitucional brasileira: legitimidade democrática e instrumentos de realização. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 29º. ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui% C3%A7ao.htm>. Acesso em: 30 jun. 2016.

BUFFON, Marciano. Tributação e dignidade humana: entre os direitos e deveres fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

CHAVALLIER, Jacques. O Estado pós-moderno. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

CHULVI, Cristina Pauner. El deber constitucional de contribuir al sostenimiento de los gastos públicos. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2001.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do estado. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Estado de direito e Constituição. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.

FIORAVANTI, Maurizio. Constituición: de la antiguidad a nuestros días. Madrid: Trotta, 2001.

GARCÍA-PELAYO, Manuel. As transformações do estado contemporâneo. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

LOEWENSTEIN, Karl. Teoría de la Constitución. Barcelona: Ariel, 1979.

NABAIS, Jose Casalta. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensao constitucional do estado fiscal contemporaneo. Coimbra: Almedina, 2009.

PEDRA, Adriano Sant’ana. Los deberes de las personas y la realizacion de los derechos fundamentales. In: Scielo (Recurso Eletrônico). p. 13-28. v. 12. nº. 2. Santiago, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.cl/pdf/estconst/v12n2/art02.pdf>. Acesso em: 01 Jul. 2016.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolsan de. Ciência política e teoria do estado. 8. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski. Teoria pluriversalista do direito internacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dúctil: ley, derechos, justicia. Madrid: Trotta, 2011.

Publicado
30-12-2016
Como Citar
Buffon, M., & Jacob, L. R. (2016). O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A TRIBUTAÇÃO: ENTRE OS DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS NA (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SOLIDÁRIA A PARTIR DO DEVER FUNDAMENTAL DE PAGAR TRIBUTOS. Revista Jurídica Da FA7, 13(2). https://doi.org/10.24067/rjfa7;13.2:66