IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO DA SOJA NA REGIÃO DE SANTARÉM – PA E A CRISE DOS INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA AMBIENTAL

  • Jonismar Alves Barbosa Universidade de Alicante
  • Eliane Cristina Pinto Moreira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Agronegócio da soja, Instrumentos de Governança Ambiental, Impactos Socioambientais, Povos tradicionais, Amazônia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção do agronegócio da soja no município de Santarém, no Pará, Brasil a partir do Zoneamento Econômico Ecológico feito para a BR 163, revela que há uma ausência de aplicabilidade dos instrumentos de boa governança ambiental, destaca que esta monocultura trouxe inúmeros impactos socioambientais para a região, aumentou os índices de grilagem e violência no campo, fato este agravado pela instalação de um Porto graneleiro na cidade de Santarém, que se efetivou sob fortes questionamentos de descumprimento da legislação que rege o licenciamento ambiental, demonstra que a produção de soja amazônica leva os povos tradicionais a deixarem suas terras comunais,  o que afeta diretamente, de modo negativo, os modos de fazer, criar e viver amazônico, revela que a política de ocupação territorial da Amazônia ainda é feita como na época do período colonial, onde vigora a ideia do desenvolvimento a qualquer custo, em detrimento da proteção e valorização de direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Jonismar Alves Barbosa, Universidade de Alicante

Advogado, professor de direito ambiental, possui mestrado em direitos humanos  meio ambiente pela Universidade Federal de Pará, Brasil, é estudante de doutorado em  direito ambiental e sustentabilidade pela Universidade de Alicante, Espanha, bolsista da CAPES para Doutorado Pleno no Exterior.

Eliane Cristina Pinto Moreira, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutoranda em Direito (UFSC). Doutora Desenvolvimento Sustentável (NAEA/UFPA).  Mestre Direito (PUC/SP). Promotora de Justiça. Professora Graduação e Pós-Graduação em Direitos Humanos (UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais” (UFPA).

Referências

BECKER, Bertha K. Amazônia: Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CAVALCANTI, Clóvis. Economia e Ecologia: Problemas da Governança Ambiental no Brasil. Revista Iberoamericana de Economía Ecológica Vol. 1, 2004.

BENATTI, José Heder, Posse Agroecológica e Manejo Florestal, Editora Juruá, 2003.

BICKEL, Ulrike, Brasil: Expansão da Soja, Conflitos Sócio-Ecológicos e Segurança Alimentar 2004, Universidade de Bonn, Alemanha Faculdade de Agronomia, Tese de Mestrado em Agronomia Tropical, 2004.

CASTRO, Edna, in Amazônia: região universal e teatro do mundo/organização Willi Bolle, Edna Castro, Marcel Vejmelka. São Paulo. Globo, 2010.

COELHO, Andréa dos Santos, Modelagem de dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal na região de Santarém, oeste do Pará. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Belém, 2009.

CPT- Santarém apresenta dossiê contra Cargill em audiência pública na região”, publicado em julho de 2010, no site da CPT, http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/12-conflitos/321-cpt-santarem-apresenta-dossie-contra-cargill-em-audiencia-publica-na-regiao, com acesso em 21.01.2013, às 22h.

Entrevista realizada com membro da CPT-STM, Gilson Rêgo, na pesquisa de campo em setembro de 2012.

Entrevista realizada com membro do STTR-STM, Manoel Edivaldo Matos, na pesquisa de campo em setembro de 2012.

FEARNSIDE, Philip .M. O cultivo da soja como ameaça para o meio ambiente na Amazônia brasileira In: L.C. Forline, R.S.S. Murrieta and I.C.G. Vieira (eds.) Amazônia além dos 500 Anos. Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, Brasil, 2006.

GRILAGEM NA AMAZÔNIA, A grilagem nas terras públicas da Amazônia, IPAM: Brasília, MMA, 2006.

POLARIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA E MUDANÇAS NO USO E NA COBERTURA DA TERRA NA AMAZÔNIA (Polarization in the land distribuition land use and land cover change in the Amazon) de D’ Antona Alvaro, Leah Vanwey e Thomas Ludewigs, trabalho publicado na Revista Acta Amazonia, Volume 41, nº 02, Manaus, 2011.

PUTY, Cláudio Castelo Branco. Zoneamento Econômico Ecológico da BR 163 Relatório: Agricultura Empresarial Mecanizada. Departamento de Economia – UFPA, Belém 2006.

RELATÓRIO RELAÇÃO ENTRE O CULTIVO DE SOJA E DESMATAMENTO. Compreendendo a dinâmica, do Fórum Brasileiro de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Grupo de Trabalho de Florestas, ISA, IMAFLORA, Instituto Centro Vida,WWF-Brasil, 2004.

TURA, Letícia, CARVALHO, de Vânia, A expansão do monocultivo de soja em Santarém e Belterra (PA): injustiça ambiental e ameaça à segurança alimentar, artigo defendido no 1º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS 04 a 07 de julho de 2006, UFF, Niterói.

Zoneamento Ecológico-Econômico da Área de Influência da Rodovia BR-163, EMBRAPA, 2006.
Publicado
14-07-2017
Como Citar
Barbosa, J. A., & Moreira, E. C. P. (2017). IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO DA SOJA NA REGIÃO DE SANTARÉM – PA E A CRISE DOS INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA AMBIENTAL. Revista Jurídica Da FA7, 14(1), 73-87. https://doi.org/10.24067/rjfa7;14.1:258