POSSIBILIDADE DE DIREITOS HUMANOS EM HOBBES A PARTIR DAS DIFERENTES CORRENTES INTERPRETATIVAS QUANTO AO FUNDAMENTO DA OBRIGAÇÃO POLÍTICA

  • Ary Salgueiro Euclides de Araújo UFC
  • Lucas Romero Montenegro UFC
Palavras-chave: Hobbes, Direitos Humanos, Moral

Resumo

Em Hobbes, há uma busca por fundamentar o Estado Civil como necessidade da sociedade para construção de condições favoráveis a seu desenvolvimento e sobrevivência, evitando a guerra de todos contra todos. A partir da idéia do Estado e da lei civil como as figuras mais importantes na teoria de Hobbes, uma tese defende que filósofo basearia seu pensamento sobre o direito somente a partir de uma perspectiva voluntarista e positivista, sem qualquer atenção a julgamentos morais alheios à vontade do soberano. Nesta ótica, não há que falar em direitos humanos, porque não haveria sequer conveniência na submissão de Estados soberanos a uma ordem supra-estatal formada por leis civis internacionais. Contudo, tendo em vista que a fundação do Estado Civil é baseada em comando de uma Lei Natural universal e que o próprio soberano e as leis civis posteriores a ela, surge a controvérsia quanto à possibilidade de direitos humanos de cunho moral em Hobbes, objeto do presente trabalho. Desta feita, obter-se-á um maior entendimento da obra de Thomas Hobbes e utilização de seu pensamento para resolução de dilemas do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Ary Salgueiro Euclides de Araújo, UFC

Aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista de iniciação científica do PIBIC/UFC, orientado pelo prof. Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa.

Lucas Romero Montenegro, UFC

Aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista de iniciação científica do PIBIC/UFC, orientado pelo prof. Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa.

Referências

BIELEFELDT, Heiner. Filosofia dos direitos humanos: fundamentos de um ethos de liberdade universal. São Leopoldo: Unisinos, 2000.

COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HOBBES, Thomas. Leviatán: o la matéria, forma y poder de uma república, eclesiástica y civil. 2. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

HOBBES, Thomas. Do cidadão. Trad. Renato Janine Ribeiro. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LAFER, Celso. A internacionalização dos direitos humanos: O desafio do direito a ter direitos. In: AGUIAR, Odílio Alves (org.) Filosofia e Direitos Humanos, 2006.

NINO, Carlos Santiago. Ética y derechos humanos. Buenos Aires: Astrea, 1989

NINO, Carlos Santiago. Los derechos morales. Doxa, v. 7, p. 311-325, 1990. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2009.

POGREBINSCHI, Thamy. O problema da obediência em Thomas Hobbes. Bauru: EDUSC, 2003.

RIBEIRO, Renato Janine. Ao leitor sem medo: Hobbes escrevendo contra o seu tempo. 2 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Publicado
30-04-2009
Como Citar
Araújo, A. S. E. de, & Montenegro, L. R. (2009). POSSIBILIDADE DE DIREITOS HUMANOS EM HOBBES A PARTIR DAS DIFERENTES CORRENTES INTERPRETATIVAS QUANTO AO FUNDAMENTO DA OBRIGAÇÃO POLÍTICA. Revista Jurídica Da FA7, 6(1), 285-299. https://doi.org/10.24067/rjfa7;6.1:248