Método APAC: a educação como caminho para a restauração da pessoa no sistema prisional
Resumo
O propósito deste artigo é abordar a alternativa oferecida pelo método APAC ao sistema prisional atual. Esse método humanista trata de recuperar os presos pela valorização da dignidade humana. Para que consiga realizar os seus objetivos humanistas, o método APAC precisa da educação enquanto meio de autoconsciência e maturidade da pessoa. A denominada pedagogia da presença, aplicada pelo método ao preso desde seu ingresso na APAC, ensina o preso a tratar o seu próximo como pessoa digna enquanto ele mesmo assim é tratado. A educação, no método APAC, estimula a maturidade tendo em vista as virtudes. Por fim, se analisa, de forma breve, como as inovações tecnológicas na educação dentro do sistema prisional – e da APAC – podem auxiliar na recuperação dos presos. A pesquisa realizada foi qualitativa, de base bibliográfica e documental.
Referências
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE 580.252/MS, Relator(a): Min. Teori Zavascki, relator(a) p/ acórdão: min. Gilmar Mendes, tribunal pleno, julgado em 16/02/2017, acórdão eletrônico repercussão geral - mérito dje-204 divulg 08-09-2017 public 11-09-2017.
CACHICHI, Rogério Cangussu Dantas. Método APAC: O Humanismo como Caminho para a Ressocialização do Preso. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Direito da Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, Mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. Marília. 2019.
CAPONNETTO, Antonio. Pedagogía y Educación. Buenos Aires: Cruz y Fierro Editores, 1981.
CARVALHO, Kildare Gonçalves. Apresentação. In: OTTOBONI, Mário; FERREIRA, Valdeci Antônio. Método APAC: sistematização de processos. Colaboração de Maria Solange Rosalem Senese et al. Belo Horizonte, TJMG, 2016. Pp.13-14.
CASTELLANI, Leonardo. Los Papeles de Benjamín Benavides. Buenos Aires: Biblioteca Dictio, 1978.
CASTELLANI, Leonardo. Psicología Humana. 2ª ed. Mendoza: Jauja, 1997.
CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha, 2. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
D’AGOSTINI, Caroline Trevisol; RECKZIEGEL, Roque Soares. O Método APAC e a humanização do sistema penitenciário brasileiro. Revista Síntese, Direito Penal e Processual Penal, ano XVI, n. 95, dez./jan., p. 9-32, 2016.
DOBARRO, Sergio Leandro Carmo; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. A Educação Jurídica como Ferramenta Didática no Combate às Violações da Dignidade da Pessoa Humana na Obra “A Lista de Schindler”. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 14, p. 31-60, mar. 2016. ISSN 1984-7858. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/1288. Acesso em: 15 mar. 2020.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. Tradução de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009.
FERREIRA, Valdeci Antônio. Juntando cacos, resgatando vidas: valorização humana – base do método APAC e a viagem ao mundo interior do prisioneiro – psicologia do preso. 2 ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2017.
HERVADA, Javier. Los derechos inherentes a la dignidad de la persona humana. In: HERVADA, Javier. Escritos de derecho natural. 2ªed. (Colección Iurídica). Pamplona: Eunsa, 1993, p. 649-688.
MARÍAS, Julián. Introducción a la Filosofía. Madrid: Revista de Occidente, 1947.
MARÍAS, Julián. La Imagen de la Vida Humana. Buenos Aires: Emecé, 1955.
MARÍAS, Julián. Persona. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
MORÁN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alverto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Coleção Mídias Contemporâneas, v. II. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.
OTTOBONI, Mário; FERREIRA, Valdeci Antônio. Método APAC: sistematização de processos. Colaboração de Maria Solange Rosalem Senese et al. Belo Horizonte, TJMG, 2016.
OTTOBONI, Mário. Ninguém é irrecuperável. APAC: a revolução do sistema penitenciário. 2 ed. São Paulo: Cidade Nova, 2001.
OTTOBONI, Mário. Seja solução, não vítima! Justiça restaurativa, uma abordagem inovadora. São Paulo: Cidade Nova, 2004.
PEREIRA, Marcos Francisco. É possível a recuperação do preso?. Revista Jur.UNIJUS, Uberaba/MG, v.9, n.11, p.189-202, nov.2006.
PIEPER, Josef. Only the Lover Sings: Art and Contemplation. Tradução de Lothar Krauth. San Francisco: Ignatius Press, 1990.
POZZOLI, Lafayette; CACHICHI, Rogério Cangussu Dantas; SCARMANHÃ, Bruna de Oliveira da Silva Guesso. Desafios e perspectivas do sistema penitenciário. In: GUNTHER, Luiz Eduardo; FISCHER, Octavio Campos (coords.); LEAHY, Érika; CACHICHI, Rogério Cangussu Dantas (orgs.). Constitucionalismo e direitos fundamentais. Curitiba: Instituto Memória, 2019. Pp.161-178.
RAZABONI JUNIOR, Ricardo Bispo; LEÃO JUNIOR, Teófilo Marcelo de Arêa; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. A educação inclusiva para pessoas com deficiência e o papel da Unesco. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v. 1, 2018. Pp. 140-153.
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; CALIL, Mário Lúcio Garcez; SILVA, Gabriela Chaia Pereira de Carvalho e. A Inovação na Educação Jurídica: O Exemplo da “Sala de Aula Invertida”. Revista Jurídica Luso-Brasileira, v. 1, 2019. Pp. 1889-1913.
SIQUEIRA, Gilmar; GERONIMO, Amerita de Lázara Menegucci. Método APAC: um caminho para o acesso à justiça no sistema prisional. In: LEONARDO, César Augusto Luiz. II Congresso de Acesso à Justiça: Caderno de Artigos e Resumos Expandidos. Marília, SP: UNIVEM, ENEP, ANADEF; 2020. p. 203-223.
Copyright (c) 2022 Horácio Wanderlei Rodrigues, Gilmar Siqueira, Amerita de Lázara Menegucci Geronimo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) que
a) a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra revista;
b) são integralmente responsáveis pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos;
c) autorizam aos editores da RJFA7 a proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
d) em caso de aceitação, a RJFA7 detém o direito de primeira publicação, sob licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os autores permanecem com os direitos autorais, sendo permitida a reprodução, no todo ou em parte, com o necessário reconhecimento da publicação inicial, seja para distribuição exclusiva, seja para distribuição online, para propósito não comercial, garantindo-se as mesmas regras de licença.
Authors declare that
a) the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of being evaluated in another journal,
b) they are fully responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts;
c) authorize the editors of FA7LR to make textual adjustments and adequacy of the article to the norms of publication;
d) in case of acceptance, FA7LR holds the right of first publication, under CreativeCommons Attribution-NonCommercial-Share-Alike 4.0 International license.
The authors remain with the reproduction, in whole or in part, with the necessary recognition of the initial publication, either for exclusive distribution or for online distribution, for non-commercial purposes, and the same license rules are guaranteed.