A EMPRESA PERANTE A URGÊNCIA SOCIOAMBIENTAL

  • Ricardo Murilo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Nicolau Cardoso Neto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Palavras-chave: Empresa, Socioambiental, Crise Sistêmica Global, Capitalismo

Resumo

A empresa já foi e ainda é vista como uma organização criada para a produção econômica, que busca maximizar os lucros monetários de seu(s) sócio(s). Porém, a visão da empresa como simplesmente um ente capaz de gerar riqueza monetária a seus shareholders, já não é a única. A comunidade global vive uma crise, o que faz repensar valores outrora consolidados, pois a visão de produção para acumulação de capital, mostra-se como insustentável, ao menos àqueles que objetivam se perpetuar no ambiente terreno, dessa forma questiona-se como a entidade empresarial deve se portar nessa nova modernidade. Assim, esse ensaio tem como objetivo geral apontar como os valores sociais deveriam influenciar para a mudança de sistemas e instituições. Para o alcance de tal objetivo, necessário tecer considerações sobre o sistema capitalista, que deu origem a empresa moderna, apontar a crise socioambiental hodierna e definir a entidade empresarial sob a concepção de uma organização formada para a obtenção e maximização de lucros. A metodologia utilizada no estudo é a hipotético-dedutiva, usando-se da pesquisa bibliográfica para o alcance dos objetivos propostos.

Biografia do Autor

Ricardo Murilo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Direito Imobiliário pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Especialista em Direito Processual Civil pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisador na linha de Direito Humanos e Empresas. Advogado militante nas áreas de Direito Empresarial, Ambiental e Compliance.

Nicolau Cardoso Neto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de Blumenau - FURB, Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito Ambiental pela Fundação Boiteux - UFSC. Professor da graduação e do Programa de Mestrado em Direito Público e Constitucionalismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania e Diferenciação, na linha Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Sanitárias, Agropecuárias e Ambientais, linha Políticas de Saúde para populações humanas e de animais.

Referências

ALIER, Joan Martíne. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. São Paulo: Contexto, 2007.

BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernidade reflexiva. In: GIDEDNS, Anthony; LASH, Scott; BECK, Ulrich. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 2012.

CAPELA, Juan. Os cidadãos servos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998.

CAPRA, F.; MATTEI, U. A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. São Paulo: Cultrix, 2018.

CARDOSO NETO, Nicolau. Água com qualidade para o Consumo Humano: Normas e sobreposição de competências entre o direito Ambiental e o Direito de Saúde. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

CHANDLER, Alfred. Ensaios para uma teoria histórica da grande empresa. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998.

DALLA COSTA, A., História e historiografia empresarial: acesso e utilização de arquivos e fontes. in: DALLA COSTA, A. e GRAF, M. Estratégias de desenvolvimento urbano e regional (orgs.). Curitiba: Juruá, p. 121-141, 2004.

FERREIRA, Heline Sivini; LEITE, José Rubens Morato. A expressão dos objetivos do Estado de Direito Ambiental na Constituição Federal de 1988. In COUTINHO, Ronaldo, AHMED, Flávio. Cidade, direito e meio ambiente: perspectivas críticas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

FRIEDMAN, Milton. The social responsibility of business is to increase its profits. The New York Times Magazine. Disponível em: http://umich.edu/~thecore/doc/Friedman.pdf. Acesso em nov. 2020.

LAMY FILHO, Alfredo. A função social da empresa e o imperativo de sua reumanização. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 190, p. 54-60, out. 1992. ISSN 2238-5177. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/45408. Acesso em nov. 2020.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Petrópolis: Vozes, 1994.

LOWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, Silvio Romero Martins. História de Empresas e a Evolução Empresarial. Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF, 9. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/4635. Acesso em nov. 2020.

MARÉS, Carlos Frederico. A função social da terra. Porto Alegre: Fabris, 2003.

MARX, K. A origem do capital: (a acumulação primitiva). São Paulo: Global, 1981.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2003.

WOOD, Ellen Meiksins. As origens agrárias do capitalismo. Crítica Marxista, São Paulo, Boitempo, v.1, n.10, 2000.

Publicado
31-12-2021
Como Citar
Silva, R. M. da, & Cardoso Neto, N. (2021). A EMPRESA PERANTE A URGÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. Revista Jurídica Da FA7, 18(2), 63-76. https://doi.org/10.24067/rjfa7;18.2:1215