A Implantação do SPED Contribuições sob A Percepção de seus Usuários.

  • Adressa Carla Feitosa Cardoso Faculdade 7 de Setembro
  • Luzianne Cardoso da Costa Nogueira Faculdade 7 de Setembro

Resumo

Este trabalho propõe-se a estudar a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), especificamente o projeto Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidos Público (PIS/PASEP), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD - Contribuições) na visão de seus usuários. O SPED Contribuições é um dos subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é a obrigação acessória onde se calcula os impostos PIS e COFINS com base na movimentação mensal de cada empresa. A pesquisa é tida como descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se o questionário como ferramenta de pesquisa, caracterizada como survey e quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionários junto a profissionais da área contábil, em especial os que operam com o SPED Contribuições. Com base nos resultados, foi observada a existência de usuários que ainda não estão preparados a operar com a obrigação acessória em questão por falta de qualificação profissional, foram destacadas também as melhores estratégias, na visão de seus usuários, para melhor adequação do EFD Contribuições.

Palavras-chaves: SPED, SPED Contribuições, PIS, COFINS.

Referências

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Saulo José de Barros. Competências necessárias à implementação eficaz do SPED: percepção dos operadores da contabilidade do RN. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de

Ciências Sociais Aplicadas. Programa Multi-institucional e inter regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, 2012.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Benefícios SPED. Disponível em: <http://www1.receita.fazenda.gov.br/sobre-o projeto/beneficios.htm> Acesso em: 06 abr.2014f.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. O que é EFD Contribuições. Disponível em: <http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd contribuicoes/o-que-e.htm> Acesso em: 02 abr. 2014.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012. Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições). Disponível em <http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/2012/in12522012.htm> Acesso em: 08 abr. 2014.

Publicado
29-01-2016
Seção
Artigos