O Fluxo de Caixa Estocástico como Ferramenta de Apoio a Decisão Empresarial
Resumen
O atual cenário econômico exige cada vez mais que as empresas tomem as melhores decisões. A grande maioria das empresas utiliza o fluxo de caixa como ferramenta de decisão. A Simulação de Monte Carlo associada a esta ferramenta, possibilita simular cenários e pode tornar a ferramenta mais robusta. Foi feito um estudo de laboratório com o uso de dados dos últimos 12 meses de uma concessionária de máquinas do estado do Ceará. Foram simulados 120 cenários futuros para o saldo de caixa da companhia e em seguida foram analisados os resultados com 90%, 95% e 99% de confiança. Este trabalho mostrou a importância do fluxo de caixa para as empresas. Ao final deste trabalho foram sugeridas melhorias para futuras pesquisas.
Palavras-chave: Decisão; Fluxo de Caixa; Simulação de Monte Carlo.
Citas
CORRAR, L.J.; THEOPHILO, C.R. Pesquisa Operacional para Decisão em Contabilidade e Administração: Contabilometria. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
CORREIA NETO, J. F., Moura, H. J. de, Forte, S.H.C.A. Modelo prático de previsão de fluxo de caixa operacional para empresas comerciais considerando os efeitos do risco, através do método de Monte Carlo. Revista Eletrônica de Administração, v. 8, n. 3, 2002.
OIH YU, Abraham Sin (Coord.), Tomada de Decisão nas Organizações: – Uma Visão Multidisciplinar. Editora Saraiva: São Paulo, 2011.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de Caixa: Uma Decisão de Planejamento e Controle Financeiro. São Paulo: Editora Sagra Luzzato, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RC7.
c) Os artigos e resenhas publicados na RC7 são de responsabilidade exclusiva dos autores.