A Implantação do SPED Contribuições sob A Percepção de seus Usuários.
Resumo
Este trabalho propõe-se a estudar a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), especificamente o projeto Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidos Público (PIS/PASEP), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD - Contribuições) na visão de seus usuários. O SPED Contribuições é um dos subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é a obrigação acessória onde se calcula os impostos PIS e COFINS com base na movimentação mensal de cada empresa. A pesquisa é tida como descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se o questionário como ferramenta de pesquisa, caracterizada como survey e quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionários junto a profissionais da área contábil, em especial os que operam com o SPED Contribuições. Com base nos resultados, foi observada a existência de usuários que ainda não estão preparados a operar com a obrigação acessória em questão por falta de qualificação profissional, foram destacadas também as melhores estratégias, na visão de seus usuários, para melhor adequação do EFD Contribuições.
Palavras-chaves: SPED, SPED Contribuições, PIS, COFINS.
Referências
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Saulo José de Barros. Competências necessárias à implementação eficaz do SPED: percepção dos operadores da contabilidade do RN. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de
Ciências Sociais Aplicadas. Programa Multi-institucional e inter regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, 2012.
RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Benefícios SPED. Disponível em: <http://www1.receita.fazenda.gov.br/sobre-o projeto/beneficios.htm> Acesso em: 06 abr.2014f.
RECEITA FEDERAL DO BRASIL. O que é EFD Contribuições. Disponível em: <http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd contribuicoes/o-que-e.htm> Acesso em: 02 abr. 2014.
RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012. Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições). Disponível em <http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/2012/in12522012.htm> Acesso em: 08 abr. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RC7.
c) Os artigos e resenhas publicados na RC7 são de responsabilidade exclusiva dos autores.