Os efeitos da exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS em uma Indústria Têxtil.
Resumo
Este trabalho relata uma forma de planejamento tributário, onde foi identificada um beneficio econômico obtido pela exclusão do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte - ICMS na base de cálculo do Programa de Integração Social - PIS e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, levando em consideração dados contábeis e fiscais de uma indústria têxtil. O estudo aborda a relevância de um planejamento tributário visando mostrar a economia, em valores monetários, obtida quando utilizado essa sistemática. A partir do embasamento teórico é possível demonstrar de acordo com a legislação o fundamento e os argumentos que foram utilizados na discusão entre contribuinte e fisco, a fim de diminuir a base de cálculo do PIS e da COFINS. O objetivo dessa pesquisa abrange estudos descritivos, tendo como ferramentas para fundamentação teórica, livros, revistas, sites da internet, legislação vigente entre outros. A principal alegação que defende a teoria da não incidência do ICMS na base de cálculo das contribuições é o conceito de faturamento, onde na sua definição entende-se que é entrada de recursos financeiros e por isso o ICMS, que é repassado ao governo, não é receita da empresa, é uma receita do Estado. Ao final da pesquisa evidencia-se o benefício obtido pela empresa em estudo através de uma demonstração da apuração do PIS e da COFINS referente aos anos de 2009 a 2012, fazendo uma comparação entre as apurações com ICMS na base de cálculo e sem o ICMS, e assim mostrando o valor da diferença que é o próprio benefício obtido com a exclusão do imposto estudado. O resultado comprova que o planejamento dessas contribuições é uma boa maneira de reduzir a carga tributária nas empresas.
Palavras-chave: Benefício econômico. Planejamento tributário. PlS.COFINS.ICMS.
Referências
BERGAMINI, Adolpho; PEIXOTO, Marcelo Magalhães, PIS e COFINS na teoria e na prática: uma abordagem completa dos regimes cumulativo e não-cumulativo. 2. ed. São Paulo:
MP Editora, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 30 de março de 2015.
BRASIL. Lei complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp07.htm>. Acesso em 30 de março de 2015.
BRASIL. Lei complementar nº 70, de 30 de dezembro de 1991. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp70.htm>. Acesso em 30 de março de 2015.
SANTOS, Joel J., Fundamentos de custos para formação do preço e do lucro. 5. ed. São
Paulo: Atlas, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RC7.
c) Os artigos e resenhas publicados na RC7 são de responsabilidade exclusiva dos autores.