Dilemas da digitalização de dados

Entre a eficiência e a vigilância do Cadastro Base do Cidadão

  • Pedro Luan Abreu dos Santos Mota Universidade de Fortaleza
Palavras-chave: Cadastro Base do Cidadão, Digitalização de dados, Governo Eletrônico, Lei Geral de Proteção de Dados

Resumo

O presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: os dados monitorados pelo Programa Cadastro Base do Cidadão obedecem às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados? O Cadastro Base do Cidadão é um sistema para a reunião e compartilhamento de dados entre órgãos e entidades, de modo a simplificar a oferta de serviços públicos e a orientação do planejamento de políticas públicas. Se, por um lado, o processo de digitalização desses dados pretende melhorar a eficiência da máquina pública, por outro lado pode expor a privacidade e a intimidade de terceiros de forma indevida. A abordagem é qualitativa, baseando-se na revisão de literatura para o estudo da privacidade e proteção de dados, além de coleta de dados secundários disponíveis pelo Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). A pesquisa é relevante porque identifica se a proteção institucional de dados sensíveis tem sido aplicada em conformidade com a norma jurídica mais recente por um programa do governo cujo propósito principal consiste na formação de uma base de dados integrada.

Referências

BRASIL. Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019. Cadastro Base do Cidadão, Brasília, DF, out. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10046.htm. Acesso em: 17 de set. 2020.
MARTINS, Pablo Procópio. SELL, Denilson. ROTTA, Maurício José. Fatores Críticos de sucesso de projetos de governo eletrônico: revisão sistemática. In: 14Tth CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. 2017.
TENE, Omer; POLONETSKY, Jules. Privacy in the age of big data: a time for big decisions. Rev. Online. Stanford, vol. 63, p. 63-69, fev. 2012.
VARELLA, Marcelo D.; OLIVEIRA, Clarice G.; MOESCH, Frederico. Salto digital nas políticas públicas: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Políticas Públicas. Brasília, v. 7, n. 3, p. 560-583, dez. 2017.
Publicado
09-09-2021