A Influência do Princípio de Nash na Teoria dos Jogos

  • Stéphanie Souza UNI7
Palavras-chave: princípio do equilíbrio, elemento cooperativo, mediação satisfativa

Resumo

Trata da influência do princípio do equilíbrio de Nash, do elemento cooperativo introduzido por Nash na teoria dos jogos,a mediação satisfativa como método mais eficaz de solução de conflitos.Tem a metodologia quanto ao tipo é bibliográfico; quanto á utilização dos resultados é pura; referindo-se à abordagem ou à natureza é qualitativa; e quanto aos fins é descritiva e exploratória.John Forbes Nash Junior foi aluno de John Von Neumann em Princeton na década de 1950, foi Nash quem inseriu o elemento cooperação à teoria dos jogos.A teoria dos jogos é o conjunto da teoria de explicação da atuação da mediação como método mais eficaz na solução de conflitos, contém dois mediandos (pessoas envolvidas no conflito; expõem o problema; estabelecem diálogo e tentam encontrar interesses comuns), um mediador (terceiro imparcial; apto; independente; livremente escolhido ou aceito pelos mediandos; ouve os mediandos e faz questionamentos aos mediandos) e tem fundamento jurídico na Lei n°13.140/2015.O seu objeto de estudo é o conflito entre os mediandos e o comportamento destes perante o conflito. O Conflito com base na teoria moderna do conflito é o estado em que duas ou mais pessoas divergem em razão de interesses ou objetivos. O assunto em análise tem importância interdisciplinar, tais como: matemática; ciências sociais; psicologia; antropologia e sociologia.

Referências

MARINHO, Raul. Prática na teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios.2.ed.São Paulo:Saraiva,2011.
TAVARES, Jean Max. Teoria dos jogos aplicada à estratégia empresarial. Rio de Janeiro:LTC,2012.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método,2008.
VITALE, Carla Maria Franco Lameira; SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. Aplicação da teoria dos jogos na mediação de conflitos: o equilíbrio de Nash como estratégia de maximização de ganhos. Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.94-110, maio de 2017.
Publicado
17-06-2019