Etiquetamento Social

O Efeito Inverso da Aplicação da Lei Penal

  • Hortência Farias Centro Universitário 7 de Setembro
  • Alécio Diniz
Palavras-chave: Direito Penal, Sistema Penal, Etiquetamento Social

Resumo

O Direito Penal é um ramo autônomo da ciência jurídica, que objetiva combater os crimes e as contravenções penais, assim como proteger os bens jurídicos penalmente tutelados. Entretanto, os seus esultados têm se mostrado contraditórios aos seus objetivos precípuos, pois é perceptível a seletividade ocorrida pela aplicação da lei penal na sociedade e o aumento da criminalidade. Portanto, este trabalho realiza uma análise crítica quanto aos métodos adotados pelo sistema penal, especialmente em relação ao etiquetamento social, que fere os direitos e garantias fundamentais consagrados em nossa Carta Magna, com o fito de propor alterações aos referidos métodos.

Referências

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal brasileiro: parte geral. 5. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.
ZAFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das Penas Perdidas: a perda da legitimidade do sistema penal. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1991.
MASSON, Cleber. Direito Penal I: parte geral. 13. ed. São Paulo: Editora MÉTODO, 2019.
LEAL, L. N. O controle penal do excedentes: as funções simbólicas do direito penal e a eficácia invertida quanto ao seus objetivos declarados. Revista Facultad de Direcho y Ciencias Políticas, Medellín - Colombia, p. 77-129, 2011.
Publicado
10-06-2019