Dilemas da digitalização de dados
Entre a eficiência e a vigilância do Cadastro Base do Cidadão
Palavras-chave:
Cadastro Base do Cidadão, Digitalização de dados, Governo Eletrônico, Lei Geral de Proteção de DadosResumo
O presente estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: os dados monitorados pelo Programa Cadastro Base do Cidadão obedecem às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados? O Cadastro Base do Cidadão é um sistema para a reunião e compartilhamento de dados entre órgãos e entidades, de modo a simplificar a oferta de serviços públicos e a orientação do planejamento de políticas públicas. Se, por um lado, o processo de digitalização desses dados pretende melhorar a eficiência da máquina pública, por outro lado pode expor a privacidade e a intimidade de terceiros de forma indevida. A abordagem é qualitativa, baseando-se na revisão de literatura para o estudo da privacidade e proteção de dados, além de coleta de dados secundários disponíveis pelo Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). A pesquisa é relevante porque identifica se a proteção institucional de dados sensíveis tem sido aplicada em conformidade com a norma jurídica mais recente por um programa do governo cujo propósito principal consiste na formação de uma base de dados integrada.
Referências
MARTINS, Pablo Procópio. SELL, Denilson. ROTTA, Maurício José. Fatores Críticos de sucesso de projetos de governo eletrônico: revisão sistemática. In: 14Tth CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. 2017.
TENE, Omer; POLONETSKY, Jules. Privacy in the age of big data: a time for big decisions. Rev. Online. Stanford, vol. 63, p. 63-69, fev. 2012.
VARELLA, Marcelo D.; OLIVEIRA, Clarice G.; MOESCH, Frederico. Salto digital nas políticas públicas: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Políticas Públicas. Brasília, v. 7, n. 3, p. 560-583, dez. 2017.