CONFLITOS DIGITAIS: CIDADANIA E RESPONSABILIDADE CIVIL NO ÂMBITO DAS LIDES CIBERNÉTICAS

  • Dirceu Pereira Siqueira Centro Universitário de Maringá - Unicesumar https://orcid.org/0000-0001-9073-7759
  • Danilo Henrique Nunes Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP/SP
Palavras-chave: Cidadania digital, Direitos e deveres, Lides cibernéticas, Responsabilidade civil, Ordenamento jurídico brasileiro

Resumo

A Internet é hoje a mais poderosa ferramenta de comunicação, pesquisa e entretenimento utilizada pela humanidade em uma escala global. Entretanto, o comportamento individual e coletivo das pessoas na internet em muito se diferente da conduta social comum de tais pessoas, o que não significa necessariamente que a internet é tida como “terra de ninguém”, isentando as pessoas de uma conduta adequada nos espaços digitais. Dentro desse contexto emerge o conceito da Cidadania Digital, correspondente ao uso das inovações tecnológicas de modo adequado, estabelecendo uma série de quesitos condizentes com o comportamento dos usuários e o uso em caráter geral da internet e de outras plataformas digitais. O presente artigo científico busca aprofundar conhecimentos acerca da Cidadania Digital, passando por questões jurídicas como os Direitos e Deveres, as lides decorrentes da via digital e as questões envolvendo a responsabilidade civil dos usuários, correlacionando o ordenamento jurídico pátrio e o conceito da cidadania digital.

Biografia do Autor

Dirceu Pereira Siqueira, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Direito no Centro Universitário de Maringá - PR (UniCesumar); Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Doutor (2013) e Mestre (2008) em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru; Especialista (2006) Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP); Graduado em Direito (2002) pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP); Professor nos cursos de Graduação em Direito do Centro Universitário de Bebedouro (UNIFAFIBE), Centro Universitário Unifeb (UNIFEB) e da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Danilo Henrique Nunes, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP/SP

Mestrando em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP/SP. Docente do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Unifeb. Advogado.

Referências

BITTAR, Carlos Alberto. Reparação civil por danos morais. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

BRAGA, D.M; BRAGA, M.M; ROVER, A.J. Responsabilidade Civil das Redes Sociais no Direito Brasileiro. SID, 2011. Disponível em Acesso: fev/2018.

FAZOLI, Carlos Eduardo de Freitas; SILVA, Fernando Henrique Rugno da. A tutela interdital: um instrumento para a efetivação dos direitos fundamentais. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas – Unifafibe, v. 2, n. 2, 2014.

CASSANTI, M.D.O. Crimes Virtuais, Vítimas Reais. Rio de Janeiro; Brasport, 2014.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Jorge Zahar Editor, 2003.

DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

GAGLIANO, P.B; PAMPLONA FILHO, R. Novo curso de direito civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

GENTILLI, V. O conceito de cidadania, origens históricas e bases conceituais: os vínculos com a Comunicação. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 19, dez. 2002.

GUERRA, A.D.M et al. (coords.) Responsabilidade Civil. São Paulo: Escola Paulista de Magistratura, 2015.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na vida contemporânea. Editoria Sulina, 2007

MATTOS, P.F. Responsabilidade civil: dever jurídico fundamental. São Paulo: Saraiva, 2012.

NEVES, B.B. Cidadania Digital? Das cidades digitais a Barack Obama. Uma abordagem crítica. Rev. Cidadania Digital, p. 143-188, jun. 2010.

PATROCINIO, T. Educação e Cidadania global. In: GOUVEIA, L. B. Cidades e Regiões Digitais: Impacto nas cidades e nas pessoas. Porto: Fundação Fernando Pessoa, 2003, p. 15- 40.

RIBBLE, M. Digital Citizenship in Schools. 2010. Disponível em: Acesso: Fev/2018.

SAMPAIO, R.M.C. Direito Civil: responsabilidade civil. 3 ed.São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, L.R; MARTINS, L.B; TYBUSCH, F.B.A. Os crimes cibernéticos e o direito a segurança jurídica: uma análise da legislação vigente no cenário brasileiro contemporâneo. 4º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade, 8 a 10 de novembro de 2017, Santa Maria/RS.

SEBASTIÃO, S; PACHECO, A; SANTOS, M. Cidadania Digital e Participação Política: O Caso das Petições Online e do Orçamento Participativo. Estudos em Comunicação, n. 11, p. 31-51, maio 2012.

SIQUEIRA, Dirceu Pereira; FERRARI, Caroline Clariano. O direito à informação como direito fundamental ao estado democrático. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas – Unifafibe, v. 4, n. 2, 2016.

SIQUEIRA, Dirceu Pereira; OLIVEIRA, Flávio Luis (Orgs.). Constitucionalismo, democracia, procedimento e substância. Birigui: Boreal, 2013.

TRENTIN, T.R.D; TRENTIN, S.S. internet: publicações ofensivas em redes sociais e o direito à indenização por danos morais. REDESG / Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global – www.ufsm.br/redesg, v. 1, n. 1, jan./jun. 2012

VARGAS, M. História da técnica e da tecnologia no Brasil. São Paulo, UNESP/CEETEPS, 1995.
Publicado
18-11-2018
Como Citar
Siqueira, D. P., & Nunes, D. H. (2018). CONFLITOS DIGITAIS: CIDADANIA E RESPONSABILIDADE CIVIL NO ÂMBITO DAS LIDES CIBERNÉTICAS. Revista Jurídica Da FA7, 15(2), 127-138. https://doi.org/10.24067/rjfa7;15.2:810