A EXCLUSÃO DE SÓCIO INCAPAZ NA SOCIEDADE LIMITADA: ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

  • João Luis Nogueira Matias Universidade Federal do Ceará
  • Davi Guimarães Mendes Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Exclusão de sócio, Incapacidade civil, Função social da empresa, Sociedade limitada, Código Civil de 2002

Resumo

O presente trabalho tem, como objetivo, esclarecer em quais hipóteses é possível, na sociedade limitada, a exclusão de sócios em função de incapacidade superveniente, o que se faz necessário principalmente diante das divergências doutrinárias em relação a possibilidade de exclusão por esse motivo e seus requisitos de aplicação. Para isso, realiza-se um breve apanhado histórico das noções de função social, delineando sua evolução histórica, e se apresentando, em seguida, uma definição do princípio da função social da empresa. Por fim, faz-se uma análise crítica dos principais entendimentos acerca desta questão, buscando-se, em face deles, chegar a um melhor critério de aplicação do instituto, utilizando-se como paradigma teórico o princípio da função social da empresa.

Biografia do Autor

João Luis Nogueira Matias, Universidade Federal do Ceará
Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e da Faculdade 7 de Setembro. Pós-Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade de Pernambuco. Juiz Federal.
Davi Guimarães Mendes, Universidade de São Paulo
Mestrando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AMARAL, Francisco. Direito civil: introdução. 7. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

AUAD, Denise. Os direitos sociais na constituição de Weimar como paradigma do modelo de proteção social da atuação Constituição Federal brasileira. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 103, p. 337 — 355, jan./dez., 2008.

BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito: o triunfo tardio do direito constitucional no Brasil. Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado, Salvador, n. 9, p. 01 — 41, mar./maio, 2007.

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani; revisão técnica de Orlando Seixas Bechara, Renata Nagamine. Barueri: Manole, 2007. Título original: Dalla struttura alla funzione.

CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo. Panóptica, ano 1, n. 6, p. 1 — 44, fev., 2007.

CARVALHOSA, Modesto. Comentários ao código civil: parte especial — do direito de empresa. In: AZEVEDO, Antônio Junqueira (Coord.). Comentários ao Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2003. v. 13.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2014, v. 2.

COMPARATO, Fábio Konder. A exclusão de sócios na sociedade limitada de acordo com o código civil de 2002. Revista de Direito Mercantil, n. 25, 1997, p. 39-48.

CORREIA, Edmar. A função social do contrato. Rio de Janeiro, 2009. 115 p. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestrado em Direito Civil, para obtenção do título de mestre em Direito Civil.

DIDIER JUNIOR, Fredie. A função social da propriedade e a tutela processual da posse. Disponível em: <http://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/a-funcao-social-e-a-tutela-da-posse-fredie-didier.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2015.

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direito civil. 8. ed. Salvador: Juspodivm, 2014, v. 4.

GOMES, Orlando. Contratos. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

LOUREIRO, Francisco Eduardo. A propriedade como relação jurídica complexa. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

MARTINS-COSTA, Judith. Reflexões sobre o princípio da função social dos contratos. Revista Direito GV, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 41 — 66, maio, 2005.

MATIAS, João Luís Nogueira. A função social da empresa e a composição de interesses na sociedade limitada. São Paulo, 2009. 323 p. Tese apresentada à banca examinadora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de doutor em Direito Comercial.

______. A propriedade e a ética empresarial: a distinção entre a função social da empresa e a teoria da social responsability. In WACHOWICZ, Marcos; MATIAS, João Luís Nogueira (Coord.). Direito de Propriedade e Meio Ambiente: novos desafios para o Século XXI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2010.

NUNES, Antônio José Avelãs. O direito de exclusão de sócios nas sociedades comerciais.Coimbra: Almedina, 2002.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil: introdução ao direito civil constitucional. Tradução de Maria Cristina de Cicco. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2007. Título original: Profili del diritto civile.

PIMENTA, Paulo. Eficácia e Aplicabilidade das normas constitucionais programáticas. São Paulo: Max Limonad, 1999.

POLIDO, Fabrício. Ensaio: A Constituição de Weimar de 1919 e o Conteúdo Normativo da “Função Social” dos Direitos Proprietários. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 27, p. 3 — 47, 2006.

ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. O princípio constitucional da igualdade. Belo Horizonte: Lê, 1990.

TEPEDINO, Gustavo. Notas sobre a função social dos contratos. Disponível em: <http://www.tepedino.adv.br/wp/wp-content/uploads/2012/09/biblioteca12.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2015.

______. Crise de fontes normativas e técnica legislativa na parte geral do Código Civil de 2002. In ______ Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

VIO, Daniel de Ávila. A exclusão de sócios na sociedade limitada de acordo com o código civil de 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Comercial). São Paulo, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2008, 230 p.

Publicado
30-12-2016
Como Citar
Matias, J. L. N., & Mendes, D. G. (2016). A EXCLUSÃO DE SÓCIO INCAPAZ NA SOCIEDADE LIMITADA: ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA. Revista Jurídica Da FA7, 13(2). https://doi.org/10.24067/rjfa7;13.2:59