A impossibilidade de indenização por dano moral pelo abandono afetivo de menor

  • Hammer Nayef Salman Universidade Passo Fundo - RS
  • Adriana Fasolo Pilati Scheleder Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

A pesquisa tem como objeto a possibilidade da aplicação do instituto da responsabilidade civil no abandono afetivo. No início da formação do grupo familiar o afeto não era considerado essencial, pois o foco era a proteção e a preservação do patrimônio. No decorrer da história, as relações afetivas foram tomando importância e a partir da Constituição Federal de 1988 o afeto familiar foi relacionado diretamente ao princípio da dignidade da pessoa humana recebendo caráter fundamental nas relações familiares. O afeto, porém, por vezes é negligenciado pelos genitores, fazendo com que a criança sofra abalo moral. O cerne da discussão encontra sua força ao se perquirir a possibilidade de indenizar-se pecuniariamente um filho que não teve o convívio devido com seu pai ou mãe. Tomando-se por base a pesquisa doutrinária e jurisprudencial, a pesquisa confronta duas teorias: a primeira que encontra sustentação na possibilidade da indenização por gerar um dano à integridade psicológica e moral da criança; a segunda se baseia na impossibilidade de se valorar o afeto ou a perda dele. Em que pese a importância do afeto na formação básica de uma criança, depreende-se que haja a impossibilidade da responsabilização por abandono moral. Por se tratar de matéria subjetiva e extrapatrimonial, não se pode mensurar um sentimento com exatidão. Além disso, não pode se confundir o dever de cuidar com o afeto. Enquanto aquele é previsto em lei e é uma obrigação; este é sentimento voluntário que não decorre de qualquer obrigação não sendo, portanto indenizável. 

Biografia do Autor

Hammer Nayef Salman, Universidade Passo Fundo - RS

Bacharel em Direito pela Universidade Passo Fundo - RS. Pesquisador do Grupo Dimensões do Poder e Relações Sociais. 

Adriana Fasolo Pilati Scheleder, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo Dimensões do Poder e Relações Sociais. Professora e Coordenadora Adjunta do Mestrado em Direito da Universidade de Passo Fundo - RS. 

Publicado
22-02-2016
Como Citar
Salman, H. N., & Scheleder, A. F. P. (2016). A impossibilidade de indenização por dano moral pelo abandono afetivo de menor. Revista Jurídica Da FA7, 13(1). https://doi.org/10.24067/rjfa7;13.1:39