A crise ambiental e a importância da educação na construção de uma nova racionalidade: em busca de uma sociedade sustentável que garanta o meio ambiente ecologicamente equilibrado
DOI:
https://doi.org/10.24067/rjfa7;20.2:1703Palavras-chave:
Crise ambiental, Educação ambiental, Nova racionalidade, Meio ambiente ecologicamente equilibrado, Sociedade sustentávelResumo
No contexto de grave crise ambiental, iniciado nas últimas décadas, resultado do modelo capitalista que coisifica e nega a natureza e seus recursos naturais, fazendo com que prevaleça apenas seu valor perante a economia e gerando uma racionalidade econômica, de suma relevância buscar alternativas que tragam solução e equilíbrio aos problemas ambientais. Assim, o objetivo da presente pesquisa é trazer reflexões acerca do potencial representado pela Educação Ambiental na construção de uma nova racionalidade, de maneira interdisciplinar, resgatando saberes e conhecimentos, a fim de permitir a consolidação de uma sociedade sustentável. O estudo em comento justifica-se pela análise da atual conjuntura, que demonstra a gravidade da crise ambiental vivenciada pelo planeta, bem como a patente possibilidade de esgotamento dos recursos ambientais. Com base em pesquisas bibliográficas e documentais, e por meio da utilização do método dedutivo, o resultado alcançado é a comprovação de que a Educação Ambiental, inserida no cenário escolar desde os anos iniciais, numa perspectiva aliada ao diálogo de saberes e à interdisciplinaridade, é capaz de formar transformadores sociais envolvidos com a minimização dos impactos ocasionados pela ação do homem sobre a natureza, sendo imperioso destacar que isso representa importante passo rumo a uma nova racionalidade e aos ideais de uma sociedade sustentável, que garanta o direito fundamental ao meio ambiente às presentes e futuras gerações.
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