O falso empoderamento do consumidor no sistema de avaliação de plataformas digitais: um estudo da inteligência artificial sob a perspectiva da vulnerabilidade algorítmica
DOI:
https://doi.org/10.24067/rjfa7;20.1:1676Palavras-chave:
Direito do Consumidor Digital; Capitalismo de Plataforma e Vigilância; Sistemas de Avaliação de Qualidade, Inteligência Artificial; Dados PessoaisResumo
O presente artigo objetiva analisar de que modo as grandes plataformas digitais se utilizam da coleta de dados e predileções algorítmicas para sugerirem um falso empoderamento do consumidor no que se refere ao controle de qualidade dos serviços prestados, aproveitando-se da hiper confiança do usuário, assimetria informacional e pouca credibilidade do alegado aprimoramento dos serviços, a partir das avaliações negativas recebidas. Em primeiro plano, será exposto o funcionamento do sistema de coleta de dados pelos aplicativos, como a uber e o ifood, discorrendo acerca do capitalismo em suas novas dimensões de plataforma e vigilância. Em seguida, será analisado de que modo à inteligência artificial possibilita a criação de perfis falsos pelos aplicativos, capazes de gerar uma avaliação fictícia de determinado produto, influenciando o consumidor com base em dados manipulados. A partir disso, será possível fazer a relação de como a crise econômica global também interfere negativamente no sistema de avaliação de plataformas, prejudicando a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Por fim, serão destacados os principais desafios para se alcançar o verdadeiro empoderamento do consumidor, bem como apresentadas possíveis soluções para a problemática suscitada. A pesquisa é qualitativa, eminentemente bibliográfica, tendo sido utilizado o método hipotético dedutivo.
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