A precarização dos direitos da personalidade do trabalhador como consequência da reforma trabalhista

  • Muriana Carrilho Bernardineli Fadisp
  • Leda Maria Messias da Silva Unicesumar
Palavras-chave: Direitos da personalidade, Meio ambiente do trabalho, Reforma trabalhista

Resumo

A presente pesquisa objetiva relacionar os direitos da personalidade no meio ambiente de trabalho e a necessidade em promover sua efetiva proteção, os quais nitidamente vem sofrendo crescente precarização em decorrência da reforma trabalhista que ocorreu em 2017 e suprimiu inúmeros direitos do trabalhador. A problemática será direcionada à análise do caráter fundamental do meio ambiente de trabalho e sua relação com uma vida mais digna, assim como será abordado sobre os direitos trabalhistas e da personalidade que foram drasticamente reduzidos com a reforma trabalhista, apresentando quais os prejuízos advieram ao trabalhador com a mencionada reforma, dentre os quais imprescindível mencionar a supressão das horas in itinere, a permissão da redução salarial, aumento da jornada laboral, alterações legislativas no que tange ao acidente de trabalho, concomitantemente com a sobreposição do negociado sobre o legislado, os quais tornam o ambiente de trabalho cada vez mais precarizado e o trabalhador cada vez mais vulnerável ao modelo contemporâneo de relação de trabalho, violando inclusive princípios basilares da relação de trabalho, presentes da Constituição Federal de 1988. Almeja-se ainda depreender sobre a necessidade de tutela dos direitos da personalidade do trabalhador no ambiente laboral e a necessidade de participação de toda a sociedade em sua implementação, considerando ser o ambiente laboral, temática que adentra todos os setores sociais. Menciona-se ainda que foram utilizados para elaboração deste artigo o método histórico e indutivo, pautando-se em documentos físicos e eletrônicos.

Biografia do Autor

Muriana Carrilho Bernardineli, Fadisp

Doutoranda em Função Social do Direito pela FADISP - Faculdade Autônoma de Direito. Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar – Centro Universitário de Maringá. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo IDCC – Instituto de Direito e Cidadania em parceria com UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bacharel em Direito pela UEM – Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Graduação em Direito da Faculdade Alvorada em Maringá – PR. Advogada.

Leda Maria Messias da Silva, Unicesumar

Pós-doutora, pela Universidade de Lisboa-Portugal, em Direito do Trabalho, Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, Subárea de Direito do Trabalho, pela PUC-SP; Docente do curso de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá-UEM; Docente da Graduação e do Mestrado em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR; ex-membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Sociedade Brasileira de Bioética; sendo desta última, ex-membro da Diretoria, no Paraná; Ex-Docente da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; Pertenceu, ainda, ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do UNICESUMAR (COPEC).

Referências

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Tradução: Humberto Laport de Mello. 3. reimp. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

BELLONI, Márcio. O dano moral no direito do trabalho. In: ZAINAGHI, D. S. (coord.). Revista de Direito do Trabalho, ano 35, n. 133, p. 270-300, jan./mar. 2009.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

BRASIL. Decreto-Lei n. 127, de 22 maio de 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D0127.htm Acesso em: 14 nov. 2019.

CANÁRIO, Pedro. Governo define que acidente de deslocamento não é mais acidente de trabalho Consultor Jurídico. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-nov-21/mp-define-acidente-deslocamento-nao-acidente-trabalho. Acesso em: 16 ago. 2020.

CARVALHO, Gisele Mendes de. et al. Assédio Moral no Ambiente de Trabalho: uma Proposta de Criminalização. 1. ed. Curitiba: JM, 2013.

CUPIS, Adriano de. Os direitos da personalidade. Tradução: Afonso Celso Furtado Rezende. São Paulo: Quorum, 2008.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. Os direitos da personalidade como direitos essenciais e a subjetividade do direito. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. v. 6, n. 1, p. 241-266, 2006.

FERNANDEZ, Leandro. Dumping Social. São Paulo: Saraiva, 2014.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. v. 3. 10. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Saraiva, 2012.

GONÇALVES, Diogo Costa. Pessoa e direitos da personalidade. Fundamentação ontológica da tutela. Coimbra: Almedina, 2008.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. Tradução: Paulo Quintela. Edições 70 LDA: Lisboa, 2007.

MARTINAZZO, Waleska M. Piovan. A atividade normativa da OIT relativa ao meio ambiente de trabalho e seus repercussões no direito interno. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

MARX NETO, Edgard Audomar. Saúde e segurança no trabalho: atuação do Ministério do Trabalho e Emprego. In: DE SENA, Adriana Goulart; DELGADO, Gabriela Neves; NUNES, Raquel Portugal (coords.). Dignidade humana e inclusão social: caminhos para a efetividade do direito do trabalho no Brasil. São Paulo: LTR, 2010, p. 323-338.

MELO, Raimundo Simão de. Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador: responsabilidades legais, dano material, dano moral, dano estético, indenização pela perda de uma chance, prescrição. 5. ed. São Paulo: LTr, 2013.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência, glossário. 5. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MIRAGLIA, Livia Mendes Moreira. O combate ao trabalho escravo contemporâneo e a Justiça do Trabalho. In: DE SENA, A. G. et al. (coords.). Dignidade humana e inclusão social: caminhos para a efetividade do direito do trabalho no Brasil. São Paulo: LTR, 2010, p. 105-125.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de direito privado. Campinas: Bookseller, 2000.

ONÇA, Luciane da Silva; SILVA, Leda Maria Messias da. Os direitos da personalidade da imagem, honra, privacidade e intimidade do empregado nas relações de emprego. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. v. 10, n. 1, p. 235-259, jan./jun., 2010.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção n° 155. Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Genebra, 1981. Disponível em: http://www.oit.org.br/node/504. Acesso em 25 jul. 2020.

PADILHA, Norma Sueli. Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PADILHA, Norma Sueli. O equilíbrio do meio ambiente do trabalho: direito fundamental do trabalhador e de espaço interdisciplinar entre o direito do trabalho e o direito ambiental. Revista TST. Brasília, v. 77, n. 4, out/dez 2011. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/1939/28356/009_padilha.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 05 mar. 2020.

PESSOA, Flavia Moreira Guimarães; FELICIANO, Guilherme Guimarães. Concretização de direitos fundamentais e competência da justiça do trabalho para autorização de trabalho artístico infanto-juvenil. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais. Vitória, v. 17, n. 2, p. 181-202, jul./dez. 2016, Disponível em: http://sisbib.fdv.br/index.php/direitosegarantias/article/view/808/301. Acesso em: 03 mar. 2020.

PINTO, Eduardo Vera-Cruz; OLIVEIRA, José Sebastião de. A pessoa natural no contexto da família e a proteção dos seus direitos de personalidade no direito romano: aspectos de direito material e processual. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. v. 11, n. 2, p. 517-538, jul./dez., 2011.

RESENDE, Ricardo. Direito do trabalho esquematizado. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: Método, 2013.

RIBEIRO, Fabio Henrique. et al. Acidentes de trabalho e sua associação com os fatores idade e tempo de experiência do trabalhador: uma pesquisa documental com base no cadastro do sistema SINAN. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção. Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_209_238_27787.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

RUGGIERO, Roberto de. Instituições de direito civil. Tradução 6. ed. italiana por Paolo Capitanio, atualização por Paulo Roberto Benasse. Campinas: Bookseller, 1999.

SANCHEZ, Adilson. A contribuição social ambiental: direito ambiental do trabalho: SAT, NTEP, FAP, aposentadoria especial. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, Edson Ferreira da. Direito à intimidade: de acordo com a doutrina, o direito comparado, a Constituição de 1988 e o Código Civil de 2002. 2. ed. rev. atual e ampl. com pesquisa ampla em jurisprudência. São Paulo: J. de Oliveira, 2003.

SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 10. ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2013.

SILVA, Leda. Maria Messias da. O cumprimento da função social do contrato no tocante ao meio ambiente de trabalho. Revista LTr – Legislação do Trabalho. Publicação mensal de legislação, doutrina e jurisprudência. São Paulo. ano 72, n. 9, p. 1120-1126, set. 2008.

SILVA, Leda. Maria Messias da; BERNARDINELI, Muriana Carrilho. Dumping social, terceirização e os direitos de personalidade nas relações de emprego. Revista Faculdade Direito UFMG. Belo Horizonte, n. 69, p. 239-269, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1789/1701. Acesso em: 07 jun. 2020.

SILVA, Leda. Maria Messias da; PEREIRA, Marice Taques. Docência (in)digna: o meio ambiente laboral do professor e as consequências em seus direitos da personalidade. São Paulo LTr, 2013.

SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves; ROLEMBERG, Jamille Carvalho. A proteção ao meio ambiente de trabalho: o direito ao bem-estar do trabalhador. In: ZAINAGHI, D. S. (coord.). Revista de Direito do Trabalho, ano 38, n. 146, p. 375-386, abr./jun. 2012.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SOUSA, Rabindranath Valentino Aleixo Capelo de. O direito geral de personalidade. Coimbra: Coimbra, 1995.

SZANIAWSKI, Elimar. Direitos de personalidade e sua tutela. 2. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: parte geral. 7. ed. v. 1. São Paulo: Atlas, 2007.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
Carrilho Bernardineli, M., & Maria Messias da Silva, L. (2022). A precarização dos direitos da personalidade do trabalhador como consequência da reforma trabalhista. Revista Jurídica Da FA7, 19(1), 63-81. https://doi.org/10.24067/rjfa7;19.1:1278