A FALSA LIBERDADE DO CIDADÃO DIANTE DO DIREITO FUNDAMENTAL DO ACESSO À JUSTIÇA

  • Bruna Lustosa Pellegrini Unifor
Palavras-chave: Acesso à justiça, Liberdade, Cidadão, Judiciário, Relações de poder

Resumo

Este artigo visa tratar sobre a relação entre o direito fundamental do acesso à justiça, elencado no artigo 5º, inciso XXXV da Constituição Federal de 1988 e a prerrogativa de liberdade que é dada ao cidadão de impetrar por si próprio uma ação nos Juizados Especiais, nos casos em que o valor da causa não exceda o limite de vinte salários mínimos, sendo dispensada, neste caso, a presença do advogado. Busca-se analisar a fragilidade do discurso da efetivação da justiça sem que se ofereça ao cidadão a real compreensão do seu problema e do direito que lhe assiste, juntamente com a necessidade de um Judiciário consciente de suas funções constitucionais, políticas e sociais. Serão questionadas as causas que obstam a ampliação do acesso do cidadão brasileiro ao Judiciário e a problemática do significado que a concepção jurídica possui diante da comunicação humana dentro de uma realidade que envolve o cidadão comum e os Juizados Especiais, verificando em que medida a linguagem determina a consciência e a compreensão pelo cidadão e em que medida a ideologia do comunicador determina sua linguagem. Tem-se, como objetivo geral, demonstrar que o acesso à Justiça não pode ser entendido simplesmente como o acesso aos tribunais, analisando a capacidade postulatória dada ao popular e o papel do Judiciário numa sociedade despreparada como a brasileira

Biografia do Autor

Bruna Lustosa Pellegrini, Unifor

Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Conciliadora da 14ª Unidade do Juizado Especial Federal de Fortaleza. Advogada (Unifor) e jornalista (UFC). Professora tutora da disciplina de Direito Ambiental da Unifor.

Referências

ARAGÃO, Egas Dirceu Moniz de. O estado de Direito e o direito de ação (a extensão do seu exercício). Rev. Bras. de Dir. Processual. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailo. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo:Hucitec, 1997.

BERLO, David K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. 4. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.099/95, Brasília, DF: Senado, 2011.

CAPPELLETTI, Mauro. O acesso à justiça e a função do jurista em nossa época. In:

CONFERÊNCIA NACIONAL DA OAB, XII, 1990, Belo Horizonte. Anais. Brasília: OAB, 1991, p. 123-140.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Fabris, 2002.

CHIMENTI, Ricardo Cunha. Teoria e prática dos juizados especiais cíveis. São Paulo: Saraiva, 2003.

COUTINHO, Heliana M. de A.. O juiz agente político. Campinas: Copola, 1998.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1986.

FADEL, Evandro. OAB recomenda 90 dos 1.210 cursos de Direito do País. O Estado de S. Paulo. Curitiba, 23 de novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2012.

FALCÃO, Joaquim. Os advogados – a tentação monopolística. São Paulo: Folha de São Paulo, 1988.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 9 ed. São Paulo: Loyola, 2003.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Novas tendências do direito processual. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

KELSEN, Hans. O que é Justiça? A justiça, o direito e a política no espelho da ciência. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MEDINA, Paulo Roberto de Golvêa. Direito Processual Constitucional. 3. ed. Rio de janeiro: Forense, 2005.

MORAIS, Lília Maia de; OLIVEIRA, Marcus Vinicius Amorim de. O Poder Judiciário e os desafios do Estado contemporâneo. Fortaleza: tribunal de justiça/ESMEC, 1998.

MORILAS, Luciana Romano. Técnicas argumentativas no discurso jurídico. In: Boletim da ABRALIN, v. 26, nº especial II, 2001.

NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 7. ed.rev. e atual. com as Leis 10.352/2001 e 10.358/2001 – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. “O aprimoramento do Processo Civil como garantia da cidadania”. In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo (coord). As garantias do cidadão na justiça.São Paulo: Saraiva, 1993.

WANTANABE, Kazuo. “Acesso à justiça e sociedade moderna”. In: GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Candido Rangel; WANTANABE, Kazuo (coords.) Participação e Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 4.ed. Lisboa: Presença, 1995.
Publicado
30-04-2012
Como Citar
Pellegrini, B. L. (2012). A FALSA LIBERDADE DO CIDADÃO DIANTE DO DIREITO FUNDAMENTAL DO ACESSO À JUSTIÇA. Revista Jurídica Da FA7, 9(1), 163-177. https://doi.org/10.24067/rjfa7;9.1:110