Estudo sobre os Princípios Contábeis praticados no Brasil e sua evolução histórica até os dias atuais
Resumo
Esse trabalho trata da evolução histórica dos princípios contábeis no Brasil sob o ponto de vista legal e literário, mencionando as diversas denominações atuais e passadas que a doutrina e a legislação adotaram, mas tomando como diretriz a Resolução do CFC nº 750 de 1993. A pesquisa procurou estabelecer uma linha cronológica de acontecimentos para relatar a evolução de forma que ficasse claro como a Resolução nº 750 se tornou a referência para órgãos e doutrinadores do assunto. Com a conceituação clara e objetiva de cada princípio segundo essa resolução, a indicação das alterações que cada um sofreu e o destaque de sua influência na Contabilidade, a pesquisa buscou saber quais são os princípios contábeis atualmente adotados no País e como decorreu a evolução destes até os dias atuais.
Palavras-chave: Contabilidade; Evolução Histórica; Princípios Contábeis.
Referências
BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução nº 1.282, de 28 de maio de 2010. Atualiza e consolida dispositivos da Resolução CFC nº 750/93. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1282.doc>. Acesso em: 10 ago. 2015.
BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução nº 750, de 29 de dezembro de 1993. Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade.
<http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_750.doc>. Acesso em: 10 ago. 2015.
FRANCO, Hilário. A evolução dos princípios contábeis no Brasil. 1.ed. São Paulo: Atlas, 1988.
NIYAMA, Jorge Katsumi; SILVA, César Augusto Tibúrcio. Teoria da contabilidade. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na RC7.
c) Os artigos e resenhas publicados na RC7 são de responsabilidade exclusiva dos autores.