Análise da maturidade de um escritório de projetos de uma distribuidora de energia do Ceará

  • José Victor Pedrosa de Souza Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
  • Alan Bessa Gomes Peixoto Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)
Palavras-chave: Análise de maturidade, Escritório de projetos, Maturity cube, Planejamento estratégico, PMO

Resumo

Para as empresas conseguirem conquistar os clientes, o mercado consumidor está exigindo serviços e produtos com um menor custo e uma maior qualidade. O mercado passou a ver os projetos como um meio para atingir os objetivos e sucesso da empresa, conseguindo agilidade no mercado, ou seja, competitividade. Desta forma, as empresas que possuem um planejamento estratégico para gerenciamento de projetos passam a ser mais valorizadas. Logo, cresceu bastante o numero de escritório de projetos. Neste âmbito, este artigo buscou realizar a análise de maturidade no escritório de projetos de uma distribuidora de energia do ceará. Com o entendimento da maturidade dos escritórios, permite-se um melhor planejamento das estratégias usadas na organização. Este trabalho utilizou o método PMO maturity cubepara avaliar a maturidade do PMO atual. A empresa avalia que o nível ideal seria o nível intermediário, porém, de acordo com a avaliação, o PMO encontra-se com a maturidade em nível básico nas avaliações Estratégica, Tática e Operacional. Desta forma o PMO buscará evoluir e continuará auxiliando no acompanhamento de projetos estratégicos e no alcance dos objetivos da empresa.

Biografia do Autor

José Victor Pedrosa de Souza, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Graduando do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Alan Bessa Gomes Peixoto, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7)

Professor adjunto do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Negócio com ênfase no Setor Elétrico e em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) e em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professor de cursos de graduação e pós-graduação da UNI7 e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Responsável pela Regional Metropolitana da Enel Distribuição Ceará.

Referências

ANDRADE, Maria M. Introdução à metodologia no trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BARCAUI, André. PMO – Escritório de projetos, programas e portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
BIAGI, Marta Cristina. Pesquisa cientifica: roteiro prático para desenvolver projetos e teses. Curitiba: Juruá, 2012.
CARVALHO, M.; RABECHINI JR. Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teorias e Casos. São Paulo: Atlas, 2005.
CLEMENTE, Ademir et al. Projetos Empresariais e Públicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
DINSMORE, Paul C.; CAVALIERI, Adriane. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projeto. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2010.
FACHINI, C. Sustentabilidade Financeira e Custos de Transição em uma organização de microcrédito no Brasil. 2005. 150 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em ciências). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, São paulo, 2005.
HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
KEELLING, R., Gestão de projetos: Uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MCKINSEY & COMPANY et al. Valuation: measuring and managing the value of companies. 5. ed. Hoboken, New Jersey: Wiley & Sons, 1990.
PINTO, A.; COTA, M.; LEVIN, G. “PMO MATURITY CUBE”: um modelo de avaliação de maturidade exclusivo para Escritório de Projetos, 2010.
PMBOK, Project Management Institute. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensivânia: Project Management Institute, 2017.
PRADO, D. MMGP: Um modelo brasileiro de maturidade em gerenciamento de projetos. MPCM: Maturity by Project Category Model. 2005. Disponível em:
http://www.maturityresearch.com/2005/downloads/Modelo_PradoMMGP_V3_%20TextoDescritivo.pdf. Acesso em Março/2019.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. Disponível em: www.feevale.br/editora. Acesso em: 30 nov. 2018.
REIS, EDSON A. Manual de gestão de projetos. 1. Ed. São Paulo: São Paulo, 2017.
REIS, CAIO A. A importância do escritório de projetos no gerenciamento de projetos : um estudo de caso da MRS Logística S.A. 2011. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. Rio de Janeiro : FAETEC/INST, 2007.
SILVA, RODRIGO B. Escritório de gerenciamento de projetos para projetos intersetoriais. 2016. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestre em Gestão e Políticas Públicas). Escola de Administração de Empresas, São Paulo, 2016.
VARGAS, RICARDO. Gerenciamento de projetos estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimídias Ltda, 2005.
VALERIANO, D. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WEBER, J.; SCHÄFFER, U. On the way to active management of performance measures. International Journal of Business Desempenho Management, p. 47-65, 2001.
Publicado
08-06-2019