A Abordagem da Educação Ambiental com Crianças de 3 a 6 Anos em uma Escola Montessoriana de Fortaleza

  • Twany SIlva Centro Universitário Sete de Setembro
Palavras-chave: Educação Ambiental, Montessori, Educação Infantil, Permacultura, Yoga, Criança

Resumo

O presente relatório teve como objetivo compreender como funcionam as atividades relacionadas à Educação Ambiental com crianças de 3 a 6 anos, em uma privada na cidade de Fortaleza, que tem como base metodológica o Método Montessori de Educação. Para essa pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados foram a entrevistada estruturada com diferentes membros da instituição que atuam diretamente na educação das crianças,  pesquisa do referencial teórico que embasa a metodologia da escola pesquisada e observação das atividades de Yoga, Culinária e Permacultura, além de visita guiada à sala de aula. O relatório demonstra que a metodologia da escola encontra-se alinhada com as atuais concepções de Educação Ambiental pesquisadas e que as crianças, começaram a se apropriar do vocabulário e das atitudes aprendidas nessas atividades.

Referências

• [Online] Costa, Roberta & Campos Lopes, Paulo. Educação Ambiental escolar crítica: As contribuições de Marcos Reigota, 2013.
• Dicionario Etimológico [Online] [Citado em: 15 05 2019] https://www.dicionarioetimologico.com.br/cosmos/.
• Gilmar Luiz Schaefer et al. Periódicos Universidade federal de Santa Maria.[Online]2018[Citado em: 15 05 2019 ] https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/24653/pdf_1.
• Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática da educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do CDSA. Adriana Vital et al.,Porto Alegre,REDSIS -Revista Didática Sistêmica,2012,Vol. 14.
• Dos Santos, Leticia e Venturi, Marcelo Permacultura - Univesidade federal de Santa Catarina.[Online] [Citado em: 15 05 2019] http://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/.
• Montessori, Maria The Montessori Method.s.l.,Frederick A. Stokes Company,1912.
• Montessori Mario M. Education for human development understanding Montessori.s.l.,Schocken books ,1976.
Publicado
11-06-2019