Psicologia Comunitária Frente à Negação de Direitos em Virtude do Cenário de Pobreza

  • Francisco Sales Unifanor Widen
Palavras-chave: Psicologia

Resumo

A Psicologia Comunitária oferece como uma de suas propostas de intervenção junto à comunidade, um importante trabalho no que diz respeito ao entendimento das dinâmicas das relações humanas e do indivíduo enquanto sujeito que vive em sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo explanar a importância da Psicologia Comunitária na construção e na promoção dos Direitos Humanos em conjunto com os sujeitos e a comunidade, com base em uma experiência vivenciada em comunidade periférica de Fortaleza. Consiste em uma revisão narrativa da literatura articulada a um relato de experiência desenvolvido a partir de atendimentos individuais, que continuam ocorrendo, com ênfase na clínica de Direitos Humanos, abordando temas como convívio familiar, situação socioeconômica das famílias, convivência com a violência e situações de violação de Direitos Humanos básicos em virtude do cenário de pobreza. Como desdobramento das ações interventivas, tem-se como base o conhecimento das problemáticas, a partir do diálogo aberto e da escuta, o que nos possibilita um acolhimento das pessoas em situação de sofrimento e, sobretudo, demostra-se atenção e uma relação empática com as pessoas junto às demandas trazidas. Procura-se, também, realizar um diálogo com a Psicologia Comunitária para o fortalecimento da promoção dos Direitos Humanos, e, em seguida, busca-se investigar as situações de violação dos Direitos Humanos decorrentes do cenário de pobreza e da falta de uma maior atenção do poder público nas mais variadas nuances da dinâmica comunitária.

Referências

BOCK, A. M. B.; GIANFALDONI, M. H. T. A. Direitos humanos no ensino de Psicologia. Psicol. Ensino & Form., v.1, n.2, 2010.
FURLAN, V. Psicologia e a Política de Direitos: Percursos de uma Relação. Psicol. cienc. prof., v. 37, n. spe, p. 91-102, 2017.
MELO, T. C., LIMA et al. A atuação do psicólogo comunitário a partir da psicologia da libertação. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-FITS, v. 2, n. 3, p. 97-112, 2015.
MORAIS, V; FERREIRA, J.; CASTRO, S. Pobreza e suas Relações com a Psicologia Comunitária na 5° Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, Revista de La Facultad de Psicologia, v. 5, n. 2, 2015.
XIMENES, V.; et al. Saúde Comunitária e Psicologia Comunitária: suas contribuições às metodologias participativas. Psicologia em Pesquisa, v. 11, n. 2, 4-13, 2017.
Publicado
13-06-2019