O MARCO INICIAL DO GARANTISMO PENAL INTEGRAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ

ESTUDO DE CASO (HC Nº 0032195-45.2013.8.06.0000)

  • Jose Victor Ibiapina Cunha Morais Morais uni7 - Centro Universitário Sete de Setembro
Palavras-chave: penal integral. Proporcionalidade. Proibição da proteção deficiente.

Resumo

A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolveu-se uma análise do início da aplicação do garantismo penal em sua vertente integral no Tribunal de Justiça do Ceará. Foi utilizado para o desenvolvimento da pesquisa uma abordagem bibliográfica e documental, na medida em que se abordou conceitos de institutos jurídicos e fez-se estudo de um caso prático, o Habeas Corpus de nº 0032195-45.2013.8.06.0000. Para uma análise completa da teoria aqui abordada, desenvolveu-se um estudo da teoria inicial garantista de Luigi Ferrajoli, ressaltando seus principais aspectos, bem como de sua evolução para a concepção do garantismo penal integral, correlacionando ainda os principais aspectos dos direitos fundamentais protegidos por essas teorias, bem como conceituando ainda o princípio da proporcionalidade, como meio de ponderação dos princípios em conflito, ressaltando suas duas acepções, proibição de excesso e proibição de proteção deficiente, com ênfase nesta última, que como será visto, ao final, tem sido o critério utilizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará para aplicação do garantismo penal integral em seus julgados.

Referências

AVANCI, Thiago Felipe S. Uma nova tônica nos Direitos Fundamentais: acesso internacionalizado a um Direito Fundamental. Opinião Jurídica – Universidade de Medellin, Colombia, 2013.
BERALDO, Cláudio Roberto Freddi. O princípio da proporcionalidade na Constituição Federal de 1988. Revista Acadêmica de Direitos Fundamentais, v. 2, 2008.
CAROLLO, João Carlos. Garantismo penal: o direito de não produzir provas contra si mesmo e o princípio da proporcionalidade. Curitiba, Juruá, 2013.
FAVORETTO, Afonso Celso. Princípios penais constitucionais. São Paulo. Jus Brasil, 2009.
FISCHER, Douglas. O que é garantismo (penal) integral? Garantismo penal integral: questões processuais, criminalidade moderna e aplicação do modelo garantista no Brasil. 3. ed. São Paulo, Atlas, 2015.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. São Paulo. Jus Brasil, 2010.
MENDES, Gilmar Ferreira. O princípio da proporcionalidade na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: novas leituras. Revista Diálogo Jurídico. Ano I. – Vol. 1 –nº 5 – Salvador – Bahia.
MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. Saraiva, 5. ed., 2010.
MORAIS, Fausto Santos de. A caracterização do princípio da proporcionalidade e do balanceamento. Revista Direitos Fundamentais. V. 18, 2015.
SERRETI, André Pedrolli Serreti. Direitos Fundamentais, princípios penais, constitucionais e garantismo penal. Revista: Direitos Fundamentais e Democracia. V6, 2009.
LOVATO, Gustavo Luis. Proporcionalidade e Processo. Revista Constituição, Jurisdição e Processo. P. 467-487, 2007.
Publicado
04-01-2019