O RECONHECIMENTO DA UNIÃO POLIAFETIVA COMO ENTIDADE FAMILIAR

A POLÊMICA QUE ENCARA A POLIAFETIVIDADE NA ATUALIDADE

  • Lorena Silva Franco de Sá UNI7
Palavras-chave: Monogamia, Dignidade Humana, Poliamor, Enquete

Resumo

Este artigo discorre sobre a união poliafetiva, se ela é reconhecida como família, se os direitos são iguais aos de todos, de que forma a busca pela legalização ocorreu. Buscamos por meio de uma enquete, onde às pessoas puderam dar opinião sobre o assunto, e observamos que muitas pessoas não sabiam ao certo o que seria união poliafetiva ou poliamor, então para tentar esclarecer a dúvida, disponibilizamos, o conceito do termo poliafetividade, para que desta forma elas pudessem responder e deixar seu ponto de vista. Ao decorrer do trabalho foi analisado que em existe vários tipos de uniões, saindo do padrão um homem e uma mulher. Desta forma, o princípio da dignidade humana, concede às pessoas o direito de buscar a felicidade no relacionamento da maneira que melhor convier.

Referências

BATISTA, Vera Malaguti. ROSA, Alexandre Moraes da. SEMIRAMIS, Cynthia. VIANA, Tulio. Criminologia do cotidiano. In: JUNIOR, Rubens Correia (coord). Rio de Janeiro, 2014.
CHATER, Luciana. União poliafetiva: a possibilidade ou não de reconhecimento jurídico como entidade familiar dentro do contexto atual em que se insere a família brasileira. Monografia Instituto Brasiliense de Direito Público/IDP Brasília, 2015.
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo. PRODUÇÃO CIENTÍFICA: POR QUE MEDIR? O QUE MEDIR. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, 2003.
KIEFFER, Cliseldes M. M.; PARCHEN, Charles Emannuel; GONÇALVES, Dalva Araújo. Famílias Homoafetivas e Poliafetiva: Respeito aos princípios da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana e o direito de não ter a interferência do estado em suas escolhas. Faculdades Integradas Santa Cruz Paraná, [s.d].
MALUF, Adriana Caldas. Novas modalidades de família na Pós-Modernidade. Tese de Doutorado Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
MARQUES, Bruna Moraes, et al. A REALIDADE CONTEMPORÂNEA DA UNIÃO POLIAFETIVA. Rio de Janeiro, 2015.
PADILHA, Natália Rodrigues. A LEGALIDADE DA UNIÃO ESTÁVEL POLIAFETIVA NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO. Monografia Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, 2016.
PEREIRA, Filipe Deodato; WRONSKI, Andrea Volpato. Representação social do poliamor. Universidade do Sul de Santa Catarina. Santa Catarina, 2017.
SOUZA, Maria José Pinho. A união de facto nas constituições brasileira e portuguesa: semelhanças e divergências. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado) Universidade Autónoma de Lisboa. Lisboa, 2016.
JUNIOR, Miguel Barbieri. O polêmico curta Poliamor e uma entrevista com seu diretor. Veja. 2017. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/miguel-barbieri/o-polemico-curta-poliamor-e-uma-entrevista-com-seu-diretor/ Acessado em 11 de maio de 2018.

Enquete Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeb4wDgyfaf-QWa0ZsiJsdHLsy3iJAeks6NChPACpWVmEcCaw/viewform?usp=sf_link
Publicado
04-01-2019