A POLÍTICA CULTURAL NOS GOVERNOS FHC E LULA

BREVE ANÁLISE

  • Fábia Geisa Amaral Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Karine Lima Verde Peixoto
  • Maria de Fátima Bezerra
Palavras-chave: Cultura. Política Cultural. Brasil.

Resumo

O presente artigo visa relatar uma breve análise sobre a Política Cultural nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), destacando o contexto do desenvolvimento cultural em cada gestão política. A contextualização do problema é de verificar qual o papel do estado brasileiro na cultura presente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Tem como objetivos, definir os conceitos de cultura, Política Cultural e analisar o desenvolvimento da cultura presente nos dois governos citados, considerando, portanto, a percepção histórica, os avanços e os desafios. A metodologia apresentada é de cunho bibliográfico, baseado em estudiosos como Rubim (2007, 2010, 2012), Schelling (1991), dentre outros. Os resultados são: o investimento das empresas no governo de FHC, tornando a cultura como objeto das mesmas e, no governo Lula, uma percepção da diversificação e redemocratização da cultura brasileira, que reconheceu sua importância como vetor de desenvolvimento para o Brasil. Diante desse itinerário histórico e multidisciplinar, é possível definir grandes desafios colocados para a efetividade das políticas culturais da nação brasileira na contemporaneidade e, por fim, verificar como aconteceu nos governos de FHC e Lula.

Referências

CALDAS, Aulete. Dicionário Digital. Lexikon, 2008.
CARDOSO, Fernando Henrique e FALETTO, Enzo. "Repensando Dependência e Desenvolvimento na América Latina". Economia e Movimentos Sociais na América Latina, Bernardo Sorj, Fernando H. Cardoso e Mauricio Font (eds.), São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
FOLHA ONLINE. Leia na íntegra o discurso de Lula no Congresso Nacional. Disponível em: . Acesso em 08/05/2018.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo, UNESP, 1994.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
KLAMT, Valdemir. O intelectual Mário de Andrade e suas políticas culturais. 2003. 190 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Teoria Literária, Centro de Comunicação e Expressão Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
MATTELART, Armand. Diversidade cultural e mundialização. São Paulo, Parábola Editorial, 2005.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Porto Alegre, Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Lúcia M. B. de. Que políticas culturais? Periódico permanente, volume 1, nº. 1, 2012. Disponível em: QUADROS, Raquel dos Santos; MACHADO, Maria Cristina Gomes. O ministro Gustavo Capanema e a ação cultural do ministério da educação e saúde na era Vargas. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p.62-75, jul/dez, 2013.
PAULO DANIEL. 40 anos da Teoria da Dependência. Carta Capital. Disponível em:
Acesso em: 08 de março de 2018.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Loyola, São Paulo 1992.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, Vozes, 1999.
RUBIM, Antonio A. C.; ROCHA, Renata (Org.). Políticas culturais. Salvador: EDUFBA, 2012.
RUBIM, Antonio A. C. (Org.). Políticas culturais no governo Lula. Salvador: EDUFBA, 2010.
RUBIM, Antonio Albino Canelas; e BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. Salvador, Edufba, 2007.
RUBIM, Linda (Org.). Organização e produção da cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
SCHELLING, Vivian. A presença do povo na cultura brasileira: ensaio sobre o pensamento de Mário de Andrade e Paulo Freire. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05> acesso em 08 de maio de 2018.
Publicado
18-12-2018