EVASÃO ESCOLAR

Velhos Problemas, Novos Olhares

  • Fábia Geisa Amaral Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Janiele Torres de Matos Amora
  • Maria de Fátima Bezerra
  • Karine Lima Verde Peixoto
Palavras-chave: Educação, Evasão, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a evasão escolar, procurando entender no contexto social-histórico, seus múltiplos determinantes, suas causas mais profundas nas relações que estabelecem na sociedade brasileira. Observam-se hoje que existem fatores preponderantes do poder público que não incentivam os alunos, porém, existe ainda a escola, que muitas vezes não está disponível aos alunos, principalmente no que diz respeito ao laboratório de informática e biblioteca. Percebe-se ainda que inúmeros outros fatores contribuem para que o aluno abandone a sala de aula, como pode-se mencionar, desde as aulas monótonas, sem objetivos ou estratégias, até a questão do livro didático fora da realidade do aluno. A metodologia é de cunho bibliográfica e realizou-se ainda, entrevista com uma educadora escolar. Diante desses vários fatores negativos, é que este tema se propõe a contextualizar de forma bibliográfica o conteúdo do presente artigo, estando baseado em autores como, Ribeiro (1991), Bobbio (2004), Stoner (1996), Silva (2000), Colares (1995), dentre outros. Ainda realizou-se entrevista com uma Diretora, Ana Maria de Lima Abreu, da Escola de Ensino Fundamental Evandro Ayres de Moura, localizada em Eusébio, Ceará. Para tanto, este tema tem como resultados principais, resgatar conceitos e práticas que venham a melhorar a atenção da gestão escolar para que se possa combater a evasão nas escolas.

Palavras-Chave: Educação. Evasão. Aprendizagem.

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Publicado
03-01-2019